Os projetos de ressocialização executados no sistema penitenciário paraibano voltados para as pessoas privadas de liberdade foram destacados nessa segunda-feira (30), durante o programa semanal de rádio Fala Governador, que teve uma edição especial com a participação de auxiliares do Governo. Na ocasião, eles fizeram um registro das principais ações e o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, fez uma breve prestação de contas.

Ele citou o projeto Castelo de Bonecas, da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, anunciando que essa boa prática, a partir do dia 15 de dezembro, também passará a ser executado no Presídio Feminino de Campina Grande.  Nessa atividade de reinserção social as apenadas confeccionam bonecas, são remuneradas e a cada três dias trabalhados ganham um dia de remição da pena. Por conta da Covid-19 elas produziram máscaras por alguns meses.

A produção de gesso 3D na Penitenciária Geraldo Beltrão foi outro tema abordado pelo secretário Sérgio Fonseca, que também falou sobre móveis rústicos confeccionados por apenados da Colônia Penal Agrícola de Sousa e da cadeia de São João do Cariri.

Um outro projeto de destaque é a produção de pimenta em conserva por reeducandos da cadeia de Solânea. Sérgio Fonseca comentou inclusive que essa boa prática concorre ao Prêmio Innovare 2020.

A inauguração do Escritório Social pelo governador João Azevedo foi outro assunto abordado pelo secretário da Administração Penitenciária, bem como a parceria da Seap com o Instituto Humanitas 360, que ofertará 230 cursos à distância a apenados. Para isto serão instalados 64 laboratórios de informática. Notebooks e tablets já estão sendo entregues à Seap pelo Humanitas 360. No presídio feminino de Patos, será implantada uma cooperativa onde mulheres privadas de liberdade vão confeccionar roupas.

A edição especial do Fala Governador ainda trouxe áudios de algumas pessoas e familiares beneficiados com as ações do governo. A reeducanda Célia Fernandes relatou que sua participação no projeto Castelo de Bonecas tem sido de muita importância no seu processo de ressocialização. Ela disse que aprendeu a costurar e quando ganhar a liberdade terá uma profissão. E agradeceu ao governo pela oportunidade do recomeço.

Foto: José Marques.