O concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no dia 24 de novembro de 2016 será exibido nesta quinta-feira (3) na programação online Funesc na Rede. Composições de Tchaikovsky, Hummel, Glazunov e Grieg estão no programa do concerto, que tem regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do violista Raul Victor Martins como solista. A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

A apresentação inicia com a execução da “Abertura Voyevoda, Op. 3”, ópera que está entre os trabalhos mais importantes do compositor russo Piotr I. Tchaikovsky, que se transformou num dos mais populares e reconhecidos autores da música clássica de todos os tempos. O violista pernambucano Raul Victor Martins participa da execução da “Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 94”, de Johann N. Hummel, pianista e compositor austríaco, de origem eslovaca, que foi discípulo de Wolfgang Amadeus Mozart e amigo de Beethoven.

Em seguida, é executada “Finnish Sketches. Op. 88 (De Kalevala e Cortejo Solene)”, de Alexander Glazunov, professor de música e compositor russo, cujo trabalho teve influência de Weimar, Richard Wagner e Tchaikovsky. Encerrando o concerto, a OSJPB mostra a “Suíte Sigurd Jorsalfar, Op. 56 (No Salão Real, O Sonho de Borghild e Marcha Solene)”, de Edvard Grieg, o mais célebre compositor norueguês e um dos mais importantes do período romântico e do mundo.

Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

O solista

Raul Victor Martins é natural do Recife (PE). Iniciou seus estudos na viola em 2007, incentivado por Cussy de Almeida, aos 10 anos de idade, no Projeto Criança Cidadã (OCC). Começou os estudos de iniciação musical com a professora Aline Lima. Em seguida, foi aluno da violista Nilzeth Galvão, da Filarmônica de Goiás e posteriormente de Savio Santoro (UFPE – Extensão).

Em 2008, apresentou-se junto a OCC sob a regência de Cussy de Almeida no programa do Faustão, na Costa do Sauípe e na TV Cultura. Com a mesma orquestra, em 2014, apresentou-se no Vaticano, na presença do Papa Francisco, e em Portugal, para o primeiro-ministro daquele País.

Em 2015, participou com a Orquestra Criança Cidadã da Turnê Brasil, dirigida pelo atual maestro Nilson Galvão. Participou de masterclasses com violistas como Paul Cortese (Barcelona), Rafael Altino (Dinamarca), Michelle La Couse (Boston), Adrian Felizia (Argentina), Luiz Carlos Durier (Brasil) e Gioria Schmidt. Já participou como violista convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (OSUFPE), Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, além da OCC.

Em 2014, foi premiado em seu primeiro concurso para jovens solistas na OCC e, em 2016, também como jovem solista, na OSJPB e OCC. Tem como objetivo aprimorar seus conhecimentos musicais na viola para correr o mundo desenvolvendo a carreira como solista.

O maestro

Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Concerto realizado em 24 de novembro de 2016

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Raul Victor Martins (viola)

Exibição: 03/12/2020, às 20h

TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

Foto: Reprodução Google.