O Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb) considera necessário discutir sobre a proposta de iniciar o semestre eletivo 2020.1 na Universidade Federal da Paraíba por meio de ensino exclusivamente remoto. Conforme a entidade, existem falhas no sistema da instituição que interferem na qualidade das aulas.

Segundo o G1, a assessoria de comunicação da UFPB confirmou que a proposta será analisada nesta segunda-feira (27) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em uma reunião marcada para 9h. Informou ainda que a pró-reitoria de graduação ainda não se posicionou sobre o assunto.

Entre os problemas apontados pelo sindicato estão a dificuldade de acesso e permanência dos estudantes nas aulas virtuais e a dificuldade que alguns professores possuem para utilizar as plataformas de ensino. A entidade destaca ainda que os profissionais estão utilizando equipamento próprio, já que eles não são disponibilizados pela universidade.

Segundo a Adufpb, independentemente da decisão do Consepe nesta segunda-feira, o sindicato está programando uma série de plenárias, que serão realizadas por centros de ensino, para discutir exclusivamente o novo calendário proposto.

As atividades presenciais da UFPB estão suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O período 2019.2 foi concluído de forma remota e, em junho, a instituição iniciou um processo de aulas virtuais, complementar e não obrigatório.

Foto: Reprodução Google.