Claro
Escuro

Deputado quer revogação do título de cidadania de Lula e defende honraria para Moro e Mourão

O deputado estadual Wallber Virgolino (Patri) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto que pede a revogação do “Título de Cidadão Paraibano” concedido pela Casa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A honraria foi aprovada pelos parlamentares em novembro de 2003, proposta, na época, por um deputado tucano, o hoje prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. O patriota apresentou como justificativa para a proposta o fato de não querer um conterrâneo “criminoso”. A matéria, recheada de polêmicas, chega à Casa junto com o pedido de honrarias para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), e para o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Este último, quando juiz federal, foi responsável pela determinação da prisão de Lula.

“A gente fala em combate à corrupção. A gente fala em preservar a moralidade pública. O ex-presidente Lula, ele responde a vários processos, e é condenado em segunda instância por dois processos. Eu particularmente não quero ter um conterrâneo criminoso. Muita gente valoriza, porque politiza a situação, mas nós temos que encarar essa conduta de forma séria”, disse Virgolino, errando na quantidade de condenações em segunda instância. O título de Cidadania de Lula foi entregue em 19 de março de 2017, 14 anos após ele ser agraciado com a comenda. A honraria foi entregue durante a inauguração informal da transposição de águas do São Francisco. A oficial foi feita pelo então presidente Michel Temer (MDB). Este último também chegou a ser preso.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o Jornal da Paraíba, em março de 2017, a Assembleia Legislativa também aprovou a concessão da maior honraria da Casa ao ex-presidente. A “Medalha de Epitácio Pessoa” foi aprovada com o placar de 26 votos a favor e cinco contrários. Na mesma sessão, a honraria também foi concedida para beneficiar a ex-presidente Dilma Rousseff. A possibilidade de sucesso do deputado do Patriota, no entanto, é remota. Isso pelo fato de o atual governador, João Azevêdo (PSB), aliado de Lula, ter maioria absoluta na Casa. O deputado queria que as matérias fossem apreciadas em regime de urgência, com votação ainda nesta terça-feira. O pedido, no entanto, foi rejeitado pela maioria dos parlamentares e terá, por isso, que tramitar nas comissões.

Moro e Mourão

Sobre o título de Cidadania requerido para Hamilton Mourão, Virgolino disse que era uma questão de respeito. “Temos que ter patriotismo, valorizar homens públicos que realmente defenderam o Brasil”, disse. Já sobre Sérgio Moro, ele foi mais enfático ao lembrar o perfil do ministro. “Tudo o que acontece no Brasil de combate à corrupção foi estimulado por Sérgio Moro. A Operação Calvário só existiu na Paraíba por que Sérgio Moro deu início à Lava-Jato. Ele estimulou homens públicos da qualidade de Octávio Paulo Neto e Ricardo Vital e por si só ele merece homenagem, sem falar que ele é ministro da República”, disse.

Mais Lidas