O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) realizou, nesta terça-feira (14), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, uma campanha de orientação sobre como a população deve acionar o serviço de urgência e emergência e quais as condutas que são adotadas num momento de socorro. A ação contou com a distribuição de panfletos para servidores municipais e usuários dos serviços da Prefeitura de João Pessoa.
O diretor-geral do Samu-JP, Galileu Machado, disse o objetivo é conscientizar e disciplinar as pessoas sobre os procedimentos que devem ser adotados num socorro. No CAM, diariamente, circula uma grande quantidade de pessoas e, numa ocorrência eventual, o procedimento é ligar para a central de regulação através do telefone 192, que irá fazer o diagnóstico da situação e iniciar o atendimento.
“Toda chamada precisa ser gravada, registrada com as informações necessárias para o socorro. É coordenar essa demanda, direcionada tanto aos servidores do Centro Administrativo quanto as pessoas que chegam aqui para realizar qualquer procedimento. Portanto, qualquer pessoa que sofra um mal-estar numa fila de atendimento ou mesmo na sua rotina de trabalho, o protocolo é realizar a chamada no número 192”, explicou.
O material informativo conta com explicações sobre o funcionamento do Samu, que atende 24 horas, além de informações de sua equipe, ambulâncias, procedimentos para chamadas e ainda traz um alerta sobre trotes. “É um material que ajuda a padronizar o nosso atendimento e, ao mesmo tempo, conscientiza as pessoas sobre o trabalho que é feito pelos profissionais”, afirmou o coordenador do Samu-JP, que adiantou que está em andamento a instalação de um posto fixo no CAM para realizar atendimentos como aferição de pressão, medição de temperatura e primeiros socorros.
Foto: Reprodução Google.