Prefeitura leva ações de saúde para moradores do Residencial Vista do Verde II

A qualidade de vida dos moradores do Residencial Vista do Verde II tem sido uma prioridade para a Prefeitura de João Pessoa. Neste final de semana, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) levou uma equipe da Unidade de Saúde da Família II, do Bairro das Indústrias, para uma manhã de cuidados na comunidade, resultado da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os moradores do residencial tiveram a oportunidade de atualizar o cadastro junto à USF para atendimento médico e também foi feita a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia.

A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, disse que o objetivo é cuidar do condomínio e das pessoas, ressaltando que parte dos moradores vivia em ocupações e áreas insalubres ou em condições precárias. Na mudança para o residencial, eles tiveram uma grande mudança na qualidade de vida. “Quando levamos uma equipe de saúde para o residencial, nós estamos oferecendo a essas famílias acesso a serviços que eles não tinham. Com o cadastro atualizado, essas pessoas vão ter acesso ao atendimento médico com mais facilidade”, afirmou.

Dentre os profissionais que participaram da ação, estão agentes de saúde, assistentes sociais, enfermeiros e setor administrativo das duas secretarias. “Esse trabalho faz parte do Programa Pós Ocupacional e já passou por outros residenciais, mas agora na gestão do prefeito Cícero Lucena está sendo fortalecido. Além disso, o programa também oferece cursos de capacitação profissional, reforço escolar para crianças e jovens e um cronograma de atividades físicas para os moradores”, adiantou a secretária de Habitação.

A assistente social Nice Oliveira, que acompanha os moradores, disse que essa ação com os profissionais da unidade de saúde da família foi muito proveitosa, porque as pessoas atualizaram o cadastro junto à USF e tiveram à disposição serviços como aferição da pressão, glicemia e foi feita a distribuição de preservativos, com um trabalho educativo para os moradores do Residencial Vista do Verde II. “Para nós, é gratificante ver as pessoas participando, atendendo nosso chamado e usando os serviços oferecidos, porque sabemos que estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida delas”, ressaltou.

Foto: Reprodução Google.