A Secretaria de Saúde de João Pessoa, por meio da Gerência de Atenção Básica e a Área Técnica de Saúde do Homem, realizou nesta quarta-feira (25) um seminário voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Capital. Com o tema ‘Paternidade e Cuidados’ o momento contou com a participação de 60 servidores, representantes das Equipes de Saúde da Família da rede municipal.
O Seminário teve como objetivo qualificar os profissionais ACS para a inserção do pai/parceiro/acompanhante nas rotinas dos serviços de saúde, principalmente, pré-natal, parto, puerpério, puericultura, planejamento familiar, além de destacar a importância do cuidado com a saúde do próprio homem.
“Aproveitando ainda o mês de agosto, que é o mês dos pais e também o agosto dourado que destaca para a importância da amamentação, que também precisa da participação e apoio do homem. Então, nesse seminário pudemos focar no cuidado da saúde do homem como papel fundamental na criação do filho, da importância do homem se cuidar para cuidar dos seus”, destaca Késsio Brito, coordenador da Saúde do Homem.
De acordo com o Gerente da Atenção Básica, Gilliard Abrantes, os agentes de saúde têm papel fundamental como profissional educador e a rede de saúde precisa utilizá-los como multiplicadores de conhecimento e informação. “A partir dessa capacitação eles poderão atuar transmitindo esse conhecimento não apenas para equipes de saúde a que fazem parte, mas junto à comunidade e principalmente com os pais, que são o foco da capacitação de hoje”, comenta.
Para Pedro Ferreira, que atua como Agente Comunitário de Saúde há 23 anos, o Seminário foi um momento bastante oportuno. “É sempre bom participar de capacitações, aprender cada vez mais e atualizar os conhecimentos. Isso é de extrema importância para nós, enquanto profissionais e também enquanto agente social que busca conscientizar a população”, comenta o ACS do bairro Jardim Veneza.
Ainda no sentido de utilizar o agente como multiplicador do conhecimento, a Gerencia de Atenção Básica já prepara novos seminários voltados à categoria. “Dentro do Plano Operacional de Educação Permanente da Atenção Básica temos realizado qualificações para todos os profissionais que atuam na nossa rede primária e já temos uma programação vasta de qualificações para os profissionais que atuam na atenção básica que já estão sendo realizadas e em breve nossos seminários acontecerão”, garante o Gilliard Abrantes.
Foto: Ivomar Gomes.