O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (14) que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser iniciada na cidade no dia 20 de janeiro. O anúncio foi feito após reunião de prefeitos de todo o Brasil com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
O cumprimento da previsão, no entanto, depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca no país. A decisão da Anvisa será divulgada no próximo domingo (17).
O começo da imunização em Campina Campina Grande atenderá a três grupos prioritários (veja a lista abaixo):
Profissionais de saúde
Idosos acima de 75 anos
Idosos em casas de permanência
Conforme o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebe nesta quinta, 80 mil seringas e agulhas, para atender à primeira etapa de vacinação. Pelo menos 57 salas de imunização estão prontas em todas as regiões da cidade.
Bruno disse também que o plano de vacinação de Campina foi apresentado ao Ministério da Saúde em dezembro do ano passado. O G1 solicitou o documento ao secretário de saúde, Filipe Reul, no mês anterior, mas até esta quinta, não teve acesso ao projeto.
O gestor também disse que vai se reunir com representantes da Polícia Federal e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada da cidade, para definir estratégias que garantam a segurança aos estoques das vacinas no município.
Foto: Reprodução Google.