AFundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta sexta-feira (11), mais uma sessão Cine Banguê Online. A programação conta com os filmes ‘No Dia em que Lembrei da Viagem a Bicuda’, direção de Vitor Medeiros, ‘Satúrnica’, dirigido por César Netto e ‘Vó Maria’, que tem direção de Tomás von der Osten.

A exibição única acontece às 20h, no canal TV Funesc no Youtube (/funescpbgov). Após a sessão, os filmes não ficarão disponíveis.

Projeto – O Cine Banguê Online surge como uma alternativa nesse período de pandemia da Covid-19 em que as salas de cinema permanecem fechadas para evitar aglomerações. Nesta fase de lançamento, serão exibidos cinco filmes divididos em duas sessões. As exibições são feitas apenas uma vez e em seguida o conteúdo é removido.

Sinopses:

Data: 11/12, 20h

Filmes da sessão Cine Bangüê Online

Curta: No Dia em que Lembrei da Viagem a Bicuda

24’ | Colorido | Rio de Janeiro | 2015

Direção: Vitor Medeiros

Classificação: 16 anos

Sinopse: Eu sempre deixei essa lembrança enterrada no fundo da memória. Até que um dia ela voltou como um filme.

Vitor Medeiros:

Mestre e bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu os curtas: Heterônimo (2016), No dia em que lembrei da viagem a Bicuda (2015), SANTEIRO 3D – ou ‘Roda Peão’, como Sergio prefere (2014), X-Tudo (2012) e Vuvuzelas de Madureira (2010). Co-roteirista e montador do curta Esmalte Vermelho Sangue (2020). Diretor do núcleo de criação e pesquisa Ritornelo (www.ritornelo.art), produziu filmes com circulação em festivais de cinema e coordenou cursos online de audiovisual e dramaturgia durante a pandemia. Assina o roteiro e a encenação da peça A Mulher Que Virou Planta, em cartaz no Rio de Janeiro em 2019.

Criador e diretor da websérie Eldorado (2019), disponível no YouTube. Assistente de Direção dos projetos para TV: Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor (2020), longa documental para o canal CineBrasilTV, em fase de finalização; Canto dos Exilados (2015), canal Arte 1, série documental; Sem Análise (2013), canal Multishow, série ficcional; Pesquisador da série Brasil Místico (2014), canal +Globosat.

Como Montador, prestou serviço para diversas produtoras cariocas, como Conspiração Filmes, Cadenza Filmes, Arpoador Comunica Filmes, Bananeira Filmes, Estúdio Giz e Telenews. Crítico e editor da Revista Moventes, em atividade desde 2016 com notas sobre as imagens e sons (www.revistamoventes.com). Curador da Mostra Hong Sang-soo – A repetição da vida, realizada em 2019 na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Curta: Satúrnica

15’ | Colorido | São Paulo | 2013

Direção: Cesar Netto

Classificação: 18 anos

Sinopse: Ana é uma jovem que oculta uma estranha compulsão. Ela descobre quando criança e a mania cresce junto com seu desejo, passando pelas fases de descoberta, euforia e sofrimento. Satúrnica mostra o quanto as diferenças de um indivíduo podem ser aceitas ou não pela sociedade.

Cesar Netto, cineasta e fotógrafo. Diretor de vários curtas metragens, entre eles os premiados, Com a mosca Azul e Satúrnica. O seu mais novo curta se chama, Um pedaço seu por alguém que você ama. Atualmente se dedica ao longa documental, “Rap Girl”, a verdadeira história do rap feminino.

Curta: Vó Maria

6’13’’ | Colorido | Paraná | 2011

Direção: Tomás von der Osten

Classificação: Livre.

Sinopse: Uma memória em três tempos.

Tomás von der Osten é diretor e montador, graduou-se em Cinema e Audiovisual na Faculdade de Artes do Paraná (2008-2012), onde hoje é docente, e fez mestrado em Arte Multimédia na Universidade de Lisboa. Como montador trabalhou em curtas e longa metragens para cinema e televisão de realizadores como Nathália Tereza, Leonardo Mouramateus e Fernando Severo. Dirigiu os curta metragens Vó Maria (2011), A Invenção da Noite (2015) e Chão de Rua (2019).

Foto: Reprodução Google.