Pelo menos 87% dos empreendedores paraibanos conhecem as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 e estão implementando protocolos de biossegurança para assegurar o retorno das atividades econômicas e a saúde de clientes e funcionários. Os números são da 6ª edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, do Sebrae-PB, e foram recolhidos entre os dias 27 e 30 de julho.
Segundo o Jornal da Paraíba, o levantamento ouviu 6.506 pessoas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, foram entrevistadas destas, 57% microempreendedores individuais, 38% microempresas e 5% empresas de pequeno porte.
Conforme os dados do Sebrae, 62% dos empreendedores conhecem as medidas sanitárias, e 25% responderam que estão implementando os protocolos. Por outro lado, 4% dos entrevistados disseram que conhecem as medidas mas estão com dificuldades para implementá-las, e 9% afirmaram desconhecer.
Ainda segundo a pesquisa, 32% dos empreendedores ouvidos acredita que mais da metade dos clientes vai voltar a frequentar os estabelecimentos comerciais nos próximos 30 dias. Já 68% dos entrevistados disse acreditar que menos da metade dos clientes irá voltar, e no geral, os empreendedores acreditam que somente após 10 meses a situação econômica irá voltar ao normal.
A gerente da unidade de estratégia e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, acredita que a retomada dos pequenos negócios deve ser feita em conformidade com os cuidados de prevenção à Covid-19.
“São eles que garantem a empregabilidade de mais de 60% das pessoas em nosso estado. Porém todos os setores devem seguir os devidos protocolos para que os clientes tenham segurança na hora de voltar às compras”, afirmou.
O Governo da Paraíba disponibiliza vários protocolos sanitários para orientar os empreendedores a como manter o funcionamento das lojas durante a pandemia.
Foto: Marcello Casal Jr.