Claro
Escuro

Último dia para regularizar título de eleitor tem filas em cartório de João Pessoa

O prazo para emissão e atualização do título de eleitor, que garante a participação nas eleições presidenciais deste ano, termina nesta quarta-feira (4). Em João Pessoa, no Fórum Eleitoral, localizado no bairro de Tambiá, pessoas formaram fila para resolver as pendências pessoalmente.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com o g1, o TRE-PB detalhou que, neste ano, o estado tem 3.042.950 milhões de paraibanos aptos a votarem.

LEIA TAMBÉM:

Jaime Wilson das Neves, de 76 anos, morava em Minas Gerais e, depois de se mudar para João Pessoa ainda não tinha realizado a transferência do documento. Ele explica que estava evitando de sair de casa por conta da pandemia e, neste último dia, decidiu resolver a pendência.

Jaime Wilson, de 76 anos, enfrentou a fila para transferir título de eleitor para João Pessoa — Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

Jaime Wilson, de 76 anos, enfrentou a fila para transferir título de eleitor para João Pessoa — Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

No tempo que passou em Minas, seu Jaime exercia o direito do voto normalmente. Mas desde que chegou em João Pessoa, fazia apenas justificar. Questionado pelo motivo de, agora, ter resolvido fazer a transferência, ele afirma: “agora eu faço questão”.

Como solicitar o título eleitoral

A emissão do título pode ser feita pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de tirar a primeira via do título, quem já tem o documento também pode fazer outros serviços, como regularizar a situação eleitoral e mudar a zona eleitoral.

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos).

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Voto em trânsito

A eleitora ou o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito, de 12 de julho até 18 de agosto de 2022, indicando o local em que pretende votar, assim como alterar ou cancelar sua habilitação, caso já o tenha requerido.

Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

Mais Lidas