Claro
Escuro

Lula diz que em novo governo “não haverá teto dos gastos”

O pré-candidato do PT à Presidência da República, o ex-presidente Lula, disse nesta quarta-feira (11), em agenda na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que em um eventual novo governo “não haverá teto dos gastos”. Na ocasião, Lula estava em uma palestra com reitores de universidades.

- Continua depois da Publicidade -

“Como nós vamos recriar essa melhora de vida para as pessoas que todos nós prometemos? Eu posso contar para vocês uma coisa: não haverá teto de gastos no nosso governo”, disse Lula.

De acordo com o Congresso em Foco, o petista argumentou que derrubar o teto não tem relação em aumentar dívidas que comprometam o futuro do país. Ele usou como exemplo a educação, que seria um “ativo rentável”.

“Quem vai derrubar o gasto com relação ao PIB é o crescimento econômico, não é o corte orçamentário. Faça a economia crescer que você vai derrubar a diferença”, completou Lula.Publicidade

O teto dos gastos foi uma medida do governo do presidente Michel Temer (MDB), em 2017, e ainda hoje é uma das bandeiras de sua gestão. Pela medida, que foi aprovada pelo Congresso, as despesas e investimentos do governo ficam limitadas aos mesmos valores, corrigidos pela inflação, durante 20 anos. Somente a partir de 10 anos, o então presidente que estiver no cargo poderá fazer uma correção das despesas por meio de Projeto de Lei Complementar.

Foto: Ricardo Stuckert/PT/Reprodução

Mais Lidas