Se a pandemia segurou o crescimento de muitos negócios, no setor de consórcios, houve um recorde de vendas, com mais de 3 milhões de novas cotas comercializadas. Em dezembro de 2020, os consórcios alcançaram 7,83 milhões de participantes ativos, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
O consórcio é uma das mais antigas formas de compra coletiva, ou seja, uma compra baseada na união de pessoas com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. O sistema existe desde a década de 60, pensado para quem quer garantir, mesmo antes da aquisição, o pagamento do bem, organizando o fluxo de acordo com as possibilidades individuais.
“O Sistema de Consócios vem comprovando dia a dia sua importância para quem deseja planejar o futuro e busca investir seu dinheiro com segurança na aquisição de bens ou contratação de serviços. Além disso, o momento atípico que vivemos provocou nas administradoras uma busca veloz às adequações, focando na maior agilidade para as práticas comerciais e administrativas, principalmente na venda para os clientes”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.
Por causa do isolamento social, muitos consumidores colocaram em prática planejamentos, pesquisas e simulações. Isso os levaram, portanto, a escolher o consórcio. O de automóveis liderou os negócios em 2020, seguido pelas vendas de cotas de imóveis e motocicletas. Em relação ao perfil dos cotistas, a predominância das pessoas físicas no último ano foi masculina, com 51% de participação, enquanto as mulheres representaram 23% das vendas, sendo 46% do total casados e 23% com idade entre 26 e 35 anos.
Na Paraíba, os números de crescimento também refletem o movimento que acontece em outros estados. Diretora do Consórcio Promove, o mais antigo do estado com 54 anos de fundação, Márcia Carvalho, avalia que as dificuldades do setor na pandemia também serviram para gerar novas oportunidades de negócios, através da inovação e tecnologia, o que fez a empresa paraibana consolidar sua estratégia de expandir sua atuação em todos os estados do Brasil.
Márcia Carvalho explica ainda que o Consórcio Promove não é escritório de representação, mas administradora, ou seja, o cotista faz o contrato com a empresa e é a própria empresa que paga, gerando assim mais facilidades, segurança no negócio e a garantia de receber o bem já que é certificada diretamente pelo Banco Central.
“Temos 54 anos no mercado e essa tradição gera confiança e credibilidade e dá a segurança de nosso cliente está fazendo a melhor escolha e o melhor negócio sem muita burocracia na hora de pagar a carta de crédito após a contemplação. Com toda essa história implementamos novas ações e estratégias de crescimento e hoje temos clientes em todo Brasil. A Promove segue realizando sonhos desde 1967”, afirmou.
Para conhecer e até adquirir seu consórcio, a Promove disponibiliza os canais de atendimento.