Vacina indiana Covaxin é 81% eficaz contra covid-19, diz estudo preliminar

O laboratório indiano Bharat Biotech informou nesta 4ª feira (3.mar.2021) que sua vacina contra o coronavírus, batizada de Covaxin, apresentou 81% de eficácia nos casos sintomáticos do coronavírus. Os números preliminares não levam em conta a eficácia global do imunizante, ou seja, de todos aqueles que foram contaminados durante os estudos.

Segundo o msn, a fase 3 de testes envolveu 25.800 voluntários na Índia, com idades de 18 a 98 anos. Entre os participantes dos estudos, 2.433 eram pessoas acima de 60 anos e 4.500 informaram ter comorbidades. Os números apresentados foram de poucos casos, mas a empresa diz que em breve divulgará uma atualização com análises prévias de 87 casos e que a meta de infectados de estudo é de 130.

O ensaio clínico de fase 3 é com base na primeira ocorrência de caso sintomático confirmado pelo teste de RT-PCR, com início pelo menos 14 dias depois da 2ª vacinação em participantes adultos.

Segundo documento divulgado pelo laboratório, foram analisados 43 casos sintomáticos e apenas 7 deles eram de pessoas que haviam tomado as duas doses da vacina contra covid-19 –as demais haviam recebido placebo, substância que não surte efeito no organismo.

O resultado dos testes reforça as perspectivas de vendas da vacina para o exterior. Esse é o 1º imunizante bem-sucedido da Índia e já atrai interesse de mais de 40 países, segundo informação da Biotech.

“A Covaxin demonstra uma alta eficácia clínica contra a covid-19 e também apresenta imunogenicidade significativa contra as variantes que estão surgindo”, disse Krishna Ella, presidente da Bharat Biotech, em comunicado.

O governo brasileiro já assinou contrato para compra de 20 milhões de doses da Covaxin, antes da divulgação dos resultados da fase 3 e sem o aval da Anvisa para uso emergencial. As entregas devem começar ainda neste mês.

Foto: Reprodução Google.