Com o projeto “Em tempos de pandemia, transformando e reinventando a Educação do Campo”, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campo Sementes e Mudas, localizada na zona rural da cidade de Cruz do Espírito Santo, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020, se destacando pelo bom desempenho nas práticas pedagógicas realizadas de forma remota durante a pandemia.
A escola vai receber a premiação em dinheiro de R$ 5 mil, além de seis vagas gratuitas no curso de especialização à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Atualmente, são 370 alunos matriculados, sendo 125 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 142 nos anos finais do Ensino Fundamental, 89 no ensino médio e 14 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Edineuza de Oliveira Araújo é a gestora da instituição.
Neste ano, o prêmio realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) teve como tema: “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”. A avaliação da etapa estadual foi realizada por comitê composto por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Gerência de Diversidade e Inclusão (GEDI) da SEECT.
Para dar continuidade a aprendizagem e manter a assiduidade dos alunos, a equipe da Escola Campos Sementes e Mudas desenvolveu diversas estratégias de ensino. Com o apoio da SEECT e do Programa Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA), os professores receberam capacitação por meio de formação continuada para a realização das aulas remotas. A equipe escolar se organizou e passaram a acompanhar os alunos pelo Google meet, grupos de whatsapp e atividades impressas.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Joseilda Maria de Lima, “o SOMA atuou de forma significativa através de formações preparatórias voltadas para coordenadores e docentes, abrindo caminhos e criando possibilidades, fornecendo cadernos de atividades em conformidade com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e permitindo o uso de forma seletiva, adequando-os aos níveis dos discentes”, contou.
Em parceria com os familiares dos alunos, a comunidade escolar conseguiu atingir a participação de 100% no Ensino Remoto, com 246 estudantes assistidos pela plataforma Google Meet e 124 acompanhados por atividades impressas semanalmente. A gestão também contratou um serviço de mototáxi para entregar as atividades aos alunos que não tinham acesso à internet ou que não podiam buscar as atividades na escola.
O projeto “Em tempos de pandemia, transformando e reinventando a Educação do Campo” desenvolveu práticas exitosas criativas, fundamentais para despertar o interesse dos alunos no aprendizado durante a pandemia. Dentre elas estão: ‘João Itinerante’, que buscou uma forma de preservar a cultura, na qual um caminhão foi ornamentado na época junina, com um sanfoneiro, alunos e docentes caracterizados. O objetivo foi visitar os alunos para vivenciar um momento cultural e de resgate ao convívio com a escola e a comunidade; o uso dos eixos propostos pela SEECT de forma interdisciplinar; uso dos cadernos do SOMA adaptados à realidade dos alunos; desenvolvimento de atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento; elaboração do Projeto ‘Horta em Casa: vida saudável’ com a educação física; estímulo à leitura através de atividades semanais, e leitura compartilhada pelos alunos por meio da produção de vídeos.Para os alunos com deficiência, as atividades foram trabalhadas individualmente no Ensino Remoto através do Projeto de Acompanhamento aos Estudantes com Deficiência (PDI).
Ainda segundo a coordenadora pedagógica, a escola também realiza reuniões online semanais para alinhamento, como também reuniões com as famílias dos alunos a cada final de bimestre, onde aproveita para realizar a entrega dos boletins no encontro presencial durante a distribuição das cestas básicas, seguindo as recomendações e medidas preventivas à Covid-19.
“Quando descobrimos que ficamos em primeiro lugar na etapa Estadual do PGE, foi simplesmente transbordar uma alegria imensurável, um sentimento coletivo, unânime por toda equipe envolvida, acompanhada de orgulho por nossa gestão representada por Edineuza Oliveira, que exerce com equidade uma gestão democrática e de grande aceitação pelos funcionários, alunos, pais e comunidade como um todo. Os avanços são notórios e nos enche de orgulho por trilharmos esse caminho objetivando crescimento educacional”, ressaltou Joseilda Maria de Lima.
A Escola Campos Sementes e Mudas também tem parceria com Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a formação dos professores em Educação do Campo.
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