Um plano para a retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi divulgado nesta quinta-feira (22). As medidas foram apresentadas pela Comissão de Biossegurança da instituição, durante uma transmissão ao vivo na internet.
Segundo o Jornal da Paraíba, o retorno às atividades será voluntário e facultativo.
Conforme foi divulgado na apresentação, o manual montado pela comissão enfatiza o uso de máscaras por alunos e funcionários e uso de álcool gel que será disponibilizado nas dependências da instituição.
Além disso, o plano tem como base as diretrizes do protocolo de biossegurança publicada pelo MEC, diretrizes epidemiológicas do governo do estado e da Organização Mundial da Saúde, e dos planos de biossegurança de outras instituições federais.
Sobre o distanciamento social, a comissão estipulou a necessidade de manter um raio de 1,5 metro de distância, dentro de uma sala de aula. Também foi estudado a quantidade de pessoas que podem ocupar as salas, a partir da evolução das bandeiras, e também de acordo com as dimensões do local.
Por exemplo, na bandeira vermelha, nenhuma sala pode ser ocupada, já nas outras, há uma distribuição de acordo com o tamanho da sala. Na bandeira verde, a sala poderá ter ocupação máxima.
De acordo com a professora Carina Carvalho, do departamento de fisioterapia, a comissão foi criada com o objetivo de “preservar a vida de cada um dos integrantes da comunidade universitária (técnicos, administrativos e comunidade acadêmica); orientar os técnicos-administrativos e comunidade acadêmica quanto aos procedimentos básicos para mitigação dos riscos dela decorrentes; recomendar ações que possibilitem um retorno gradual e seguro das atividades institucionais presenciais, quando as condições epidemiológicas permitirem.
As aulas presenciais da UFPB foram suspensas no dia 17 de março, como medida para evitar o possível contágio da comunidade acadêmica com o novo coronavírus. O plano de retomada gradual ainda passará por um processo de avaliação.
Foto: Angélica Gouveia.