O psicólogo Ítalo Guedes é o novo candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à prefeitura de João Pessoa. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (8), após Pablo Honorato ter desistido da disputa também nesta quarta. O candidato a vice continua sendo o professor Márcio Roberto. O partido ainda teria dez dias, contados a partir da homologação da renúncia, para indicar um substituto na disputa pela prefeitura.
“Apesar de todas essas notícias de última hora, essa missão não foi algo que caiu de paraquedas. Eu já construo o PSOL há diversos anos. Mais que uma figura única, a nossa política é coletiva”, destacou o candidato. Ítalo é psicólogo, mestre em Psicologia Social pela UFPB e atualmente faz doutorado em Psicologia pela UFRN.
A presidente do diretório municipal do PSOL, Áurea Augusta, destacou que a decisão da saída de Pablo Honorato foi tomada desde a noite desta terça-feira (6), e na tarde desta quarta, o partido se reuniu para divulgar o posicionamento de quem iria substituí-lo. “O PSOL não podia ficar de fora desse processo por reconhecer a demanda da população de ter uma opção de renovação nesse processo eleitoral”, disse Áurea.
Segundo ela, a decisão foi tomada em comum diálogo. “Nosso intuito é dar continuidade a esse projeto do PSOL, e Ítalo é uma pessoa que vem participando da coordenação da campanha desde o começo”, falou.
Segundo o Jornal da Paraíba, Áurea não quis comentar sobre uma carta divulgada nesta quarta-feira (7) atribuída ao ex-candidato Pablo Horonato, mas reconheceu a importância da sua candidatura. “Ele foi um companheiro muito valoroso, mas não conseguiu ir até o fim. O processo eleitoral não é um processo simples, não é um processo fácil, é um processo de muita pressão e de muita demanda. A gente não ia tirar a estabilidade emocional do nosso companheiro”, destacou.
Foto: Reprodução Google.