Um professor de uma escola pública do Distrito Federal deixou pais e alunos surpresos depois de uma publicação. Na última quinta-feira (20), Murilo Vargas compartilhou a foto de uma modelo negra, com a legenda “cosplay de microfone”.

Em menos de 24 horas, alunos, ex-estudantes e internautas reagiram à publicação e fizeram um abaixo assinado para que o docente fosse demitido do Centro de Ensino 804, onde Murilo dá aulas de espanhol. A petição já reuniu 2.500 assinaturas.

Segundo o msn, após toda a repercussão, a escola se posicionou por meio das redes sociais, reprovando a postagem do professor. “Mais uma vez reiteramos que a escola não compactua com tais postagens e que, durante o exercício da função deste professor, nunca houve denúncia de atitude semelhante que tivesse chegado formalmente até à direção da escola”, dizia um trecho da nota.

Em entrevista ao G1, uma aluna que preferiu não se identificar revelou que, já presenciou o mesmo professor chamar uma aluna negra de macaca. Ela contou que levou o caso para a diretoria da escola, porém “era a palavra dele contra a nossa”, afirmou a jovem.

O crime de racismo pode ser punido nos termos do artigo 140, “na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia”. A pena é de 1 a 3 anos, e multa. 

Luiz Moreira da Cunha, diretor da escola revelou à TV Globo que se reuniu com o conselho de classe da instituição, que considerou a conduta do professor como “inadequada”. A Secretaria da Educação informou que irá apurar o caso.

Foto: Reprodução Google.