O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Comissão Permanente Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, emitiu nesta sexta-feira (21) uma nota técnica com orientações para os torcedores paraibanos durante e após o retorno das torcidas ao estádios.

Segundo o Jornal da Paraíba, no último sábado (15), no jogo entre Treze e Campinense pela final do Campeonato Paraíba 2020, a cidade de Campina Grande registrou aglomeração de torcedores em pontos fora do estádio do Amigão, onde a partida aconteceu. Em entrevista à TV Paraíba, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, chegou a classificar as aglomerações como uma “tragédia sanitária”, tendo em vista o alto risco de contaminação pelo novo coronavírus entre os torcedores que, em sua maioria, estavam sem máscara.

De acordo com a nota do MPPB, as entidades organizadoras das competições e os administradores dos estádios aprovados com restrição, devem se esforçar para sanar irregularidades apontadas durante os laudos, para que os locais estejam preparados com biossegurança para receber torcedores assim que as autoridades sanitárias permitam.

Segundo o procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador da comissão, a nota foi emitida em razão das notícias sobre um possível retorno das torcidas aos estádios, publicadas a partir dos esforços da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de algumas federações que pretendem criar condições para a volta das torcidas.

Conforme o Estatuto do Torcedor, os laudos de segurança, engenharia, acessibilidade e conforto, prevenção e combate a incêndio e pânico, e o de condições sanitária e higiene, devem ser apresentados ao Ministério Público previamente às competições.

Foto: Ascânio Pacelli.