Com quase 500 casos e 32 mortes por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, João Pessoa terá uma ampliação de 47% no número de leitos disponibilizados pela prefeitura, a partir de maio. De acordo com os dados apresentados nesta quinta-feira (30), a ocupação das UTIs chegou a 74%, enquanto as enfermarias estão com 49% de sua capacidade. Atualmente, João Pessoa conta com 128 leitos, distribuídos entre 46 de UTI e 82 de enfermaria.A ampliação virá, segundo o prefeito Luciano Cartaxo (PV), através da inauguração do Hospital Prontovida (antigo HTOP), no bairro de Tambiá.

A unidade, que foi reformada para auxiliar no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, terá 114 leitos, sendo 82 de enfermaria e 32 de UTI.“Cada novo leito aberto é uma grande conquista. As dificuldades são muitas. Estamos enfrentando uma concorrência mundial por equipamentos e insumos”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Segundo o Jornal da Paraíba, nesta quinta, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social por mais 15 dias para o enfrentamento do novo coronavírus na capital. Segundo o gestor, apesar de duras, as medidas são necessárias para tentar conter o avanço da doença. “Se não tivéssemos adotado as medidas lá atrás, teríamos seis vezes mais casos do que registramos atualmente”, afirmou.Pela escalada crescente no número de casos, em João Pessoa, o prefeito inclusive anunciou que, além da manutenção do isolamento, os órgãos municipais promoverão ações de fiscalização ainda mais duras. Semanalmente, a prefeitura tem monitorado os índices de isolamento social, principalmente durante os finais de semana e feriados, constatando que em alguns bairros, as pessoas seguem desrespeitando as recomendações dos órgãos de saúde.

Foto: Reprodução Google.