A situação de Santa Rita é gritante.

O assunto é grave, urgente, sério e precisa ser discutido com coragem e franqueza, sem conveniências, sem  reservas e sem as amarras eleitorais.

Desde o dia 7 deste mês, quando se registrou de uma vez só os dois primeiros casos de Coronavírus na cidade, a escalada do vírus assombra.

O município, que não tinha nenhum caso registrado, em 12 dias chega a 21 com 3 óbitos confirmados e outros dois sob investigação.

Nas ruas, o reflexo dos efeitos do mal que nos ronda é quase nenhum, porque as pessoas se sentem no direito de estarem em sua zona de conforto, muitas delas por acomodação, incrédulas e irônicas, fazendo graça para o Coronavírus, rindo da sorte não sua, mas das pessoas que estão ao lado e que infectam dia após dia com a sua irresponsabilidade.

Uma completa falta de respeito para com as pessoas mortas, as infectadas e com as suas famílias, porque essa parte da população ainda tripudia do vírus, da doença e praticam assédio moral àqueles e àquelas que seguem as regras.

Veja o relato da esposa do taxista Romério, falecido ontem (18) vítima da Covid-19.

Basta ir ao centro da cidade, no comércio ou no mercado, ou nas ruas principais do Tibiri 2 e região para se perceber que o isolamento social em Santa Rita é uma ficção.

As pessoas simplesmente não compreendem ou se fazem de sonsas e ignoram as recomendações governamentais, enquanto o vírus avança.

Após o jogo de cena do prefeito Emerson Panta e sua primeira-dama, Dra. Jane, não se viu mais nenhuma ação da gestão municipal visando combater, prevenir, frear ou enfrentar a pandemia de forma concreta e eficiente, e o chefe do Executivo santarritense passou a ser mero espectador, um contador de casos e de óbitos.

O que fez mais Panta, depois daquela cena do trio elétrico, a não ser contar doentes e mortos?

É protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde há cerca de um mês que são nas unidades de saúde da família o primeiro atendimento aos casos de Covid-19 e que toda síndrome gripal será tratada e investigada como caso suspeito de Coronavírus, mas em Santa Rita os relatos diários são de que nada funciona, não existe atendimento na rede municipal de saúde e a população começa a se desesperar nas redes sociais dando claro reflexo da realidade que se impõe na cidade.

Os relatos e os pedidos de socorro nas redes sociais do prefeito e da prefeitura são inúmeras e não se vê nada, ação efetiva alguma.

Não há assistência, simplesmente. A população não sabe para onde ir nem a quem recorrer diante da inércia da gestão Panta, que extrapola o limite do tolerável e conduz a cidade para uma tragédia anunciada.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o Coronavírus já circula no Centro, no Eitel Santiago, no Tibiri 2, Jardim Planalto, Alto das Populares e Jardim Miritânia.

Extraoficialmente, fontes da gestão municipal revelam ao News Paraíba que a Covid-19 teria chegado a todos os bairros da cidade, mas falta controle, investigação, e cresce a subnotificação.

A gestão Panta, do seu lado, precisa apresentar à cidade um plano real de enfrentamento à pandemia com ações concretas e planejadas. Estar na rua, por o bloco na rua com ações educativas e também ostensivas, firmar parcerias com os órgãos de segurança pública, marchar ao lado das polícias, agir com elas sem medo do ano eleitoral porque a vida é mais importante que voto, fechar o que tem que ser fechado e botar esse povo pra casa com a autoridade que deveria possuir, deixando em seus postos o que o decreto do Governo do Estado estabelece como serviço essencial, dar condições aos informais, que precisam ficar em casa, com a participação efetiva da Secretaria de Ação Social, fazer chegar às pessoas o apoio do poder público e não deixar que elas passem fome. Chegar junto, se fazer presente, cuidar do povo de verdade.

Isso, sim, é postura de um administrador sério e comprometido com a vida.

A população, na outra ponta, precisa dar o exemplo de cidadania, dar-se o respeito enquanto povo, somos o terceiro maior colégio eleitoral e quarta maior arrecadação da Paraíba, temos o dever moral de cuidarmos uns dos outros e de nós mesmos tendo o cuidado com quem amamos e agindo de acordo com os protocolos da OMS e do Ministério da Saúde.

Ou a gestão municipal e a população acordam ou levarão Santa Rita a uma verdadeira tragédia.

Precisamos agir enquanto é tempo. Basta de tanta insensatez.

Crédito imagens: Reprodução

Germano Costa
para o News Paraíba