Claro
Escuro

Prefeitura de Campina Grande propõe medidas para retorno gradual de atividades comerciais

A Prefeitura de Campina Grande elaborou uma cartilha com a proposta de retorno gradual das atividades comerciais suspensas na cidade por causa do decreto municipal que adotou medidas preventivas ao novo coronavírus. O planejamento contempla serviços essenciais, aulas em escolas públicas e particulares, comércio e academias.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o G1, o documento enfatiza que a liberação das atividades está condicionada à situação de controle epidemiológico, conforme indicações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Município. A adoção do planejamento será decidida na próxima sexta-feira (3) pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues, junto com representantes do comércio, serviços, indústria, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.

Também de acordo com o plano, poderá acontecer a reabertura de shoppings centers e galerias comerciais, barbearias e salões de beleza, no dia 13 de abril, mas com horário reduzido entre 12h e 20h. Conforme a cartilha, a partir do dia 6 de abril o retorno das atividades ficaria totalmente autorizado para os serviços autônomos, domésticos e prestados por profissionais liberais.

Permanecem em análise os casos de escolas públicas e particulares, academias de práticas de exercícios físicos instaladas em ambientes fechados, atividades religiosas e demais eventos, de modo geral.

Se o novo formato de funcionamento das atividades for adotado, elas serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância à Saúde e pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) e Procon Municipal. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participam da força-tarefa.

O descumprimento das ações pode resultar na suspensão do alvará de funcionamento dos estabelecimentos.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas