O secretário da pasta, Flávio Araújo, explica que o projeto do Cinturão Verde trata da sustentabilidade ecológica e econômica das pessoas que habitam a zona rural de João Pessoa, em bairros como Gramame, Cuiá, Valentina e Paratibe.
“O programa funciona liberando crédito, através do banco Cidadão, para que agricultores rurais da Capital cultivem alimentos agroecológicos e comercializem junto aos principais centros urbanos da cidade”, destacou.
O programa beneficia ao todo 250 famílias de pequenos produtores de alimentos orgânicos, além de pequenos pecuaristas, gerando trabalho e renda com clientela fixa nas feiras em diversos bairros da Capital. “É um incentivo à produção agrícola e, ao mesmo tempo, incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. O programa atua em diversas vertentes, mas nesse aspecto, os ganhos são incomparáveis, tanto para os produtores quanto para os consumidores”, ressalta Flávio Araújo.
Apoio financeiro – O agricultor Manoel Luiz dos Santos é um dos beneficiados pelo programa. O financiamento é usado para ampliar a produção de hortaliças, garantindo equilíbrio financeiro para o sustento de toda família. “O empréstimo foi muito importante para podermos investir na nossa produção. Recebemos ajuda da Prefeitura de João Pessoa com a produção, comercialização e capacitação”, afirmou seu Manoel.
Josefa Fernandes é agricultora e outra beneficiada pelo Cinturão Verdade. Ela é mãe de 11 filhos, dos quais 7 vivem da agricultura familiar “A Prefeitura é que ajuda a mim e aos meus filhos a viver da agricultura, assim como viveu e me ensinou meu pai”, disse.
Linha de Crédito e quem podem acessar:
Agricultores da zona rural de João Pessoa, atendidos pela diretoria de agricultura familiar da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda (Setrab), quando é aberto um período especial de inscrição.
Exigências para inscrição:
– Estar regularmente inscrito junto a PMJP/Cinturão Verde
– Não ter nenhuma restrição no SPC/Serasa
Veja onde estão as feiras realizadas com apoio do projeto:
Itinerantes
Terças-feiras: estacionamento do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, das 5h às 9h
Quartas-feiras: Praça Alcides Carneiro, em Manaíra (próxima ao antigo Bar do Zé), das 5h às 9h
Quintas-feiras: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, das 5h às 9h Quintas-feiras: Comunidade Cidade Viva, no Bessa, das 16h às 18h
Sextas-feiras: Intermares, das 5h às 9h
Fixas
Sextas-feiras: Praça da Paz, nos Bancários, das 5h às 9h
Sábados e domingos: Mercado Público do Valentina, das 6h às 11h