“Se o Irã quiser lutar, este será oficialmente o fim do Irã. Nunca ameacem os Estados Unidos novamente!”, escreveu Trump.
As tensões entre Washington e Teerã cresceram a ponto de os Estados Unidos enviar enviou um porta-aviões, um navio de guerra, aviões bombardeiros B-52 e uma bateria de mísseis Patriot para a região para enfrentar as supostas ameaças iranianas.
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou no sábado, 18, durante visita à China, que não haverá guerra no Oriente Médio, já que o Irã não deseja o conflito e que nenhum país “tem ilusões” sobre sua capacidade de enfrentar Teerã, de acordo com a agência oficial de notícias Irna.
Conforme o acordo, Teerã tinha permissão de produzir urânio enriquecido até o limite de 300 quilos e de produzir água pesada até o limite de cerca de 130 toneladas. O Irã poderia enviar o excedente para armazenamento ou venda fora do país.
O país decidiu que não vai respeitar limites para a produção de urânio enriquecido e água pesada. Também comunicou que que vai começar a enriquecer urânio em nível mais alto em dois meses, a não ser que outros países não deixem de comprar seu petróleo. Os Estados Unidos anunciaram que vão impor sanções econômicas a quem fizer negócios com o Irã.