O deputado Ricardo Barbosa parabenizou o presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, por proporcionar que a Casa esteja cada vez mais próxima da população. Para Barbosa, a ação promovida pelo parlamento institucionaliza a presença da ALPB nas plenárias do ODE. “Desta forma, a Casa aprimorou as propostas, porque vem gerando projetos de leis oriundos dessas demandas populares. O Orçamento Democrático é uma ferramenta de empoderamento do povo, de participação nas ações governamentais e em boa hora a Assembleia se faz presente”, argumentou Barbosa.
Para o deputado Buba Germano, é papel e dever do deputado estar próximo à população. Ele acredita que participando do Orçamento Democrático, o parlamentar estará também aprendendo com o povo. “Aprender é importante para que possamos cumprir o nosso papel, que é o de criar Leis, formar programas, auxiliar o governo nas políticas transformadoras da vida dos paraibanos”, afirmou o deputado acrescentando que estando presente nas plenárias, a Assembleia cumpre, de forma legítima, o seu papel como representante do povo.
O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Wilson Filho, além de parabenizar o Poder Executivo pela iniciativa de ouvir a população, ressaltou que o ODE contribui ainda com a elaboração da Lei Orçamentária Anual. “Estão de parabéns, não só o governador João Azevêdo, mas também toda a equipe do Orçamento, todo o secretariado e também todos aqueles que fizeram uso do microfone para reivindicar os pleitos de cada uma das cidades. Nós, que fazemos parte da Comissão de Orçamento lá na Assembleia, estamos observando e acompanhando atentamente para que a gente possa construir um orçamento a várias mãos e um ano de 2020 ainda melhor”, comentou Wilson Filho.
Em mais um momento de contato direto com os paraibanos, o governador da Paraíba João Azevedo declarou que o ODE representa, acima de tudo, credibilidade. Segundo João, os paraibanos apresentam suas demandas e suas reivindicações no ODE por acreditarem que serão atendidas. “Ao longo de oito anos a população foi tendo a certeza de que nós tratamos o serviço público no jogo da verdade. Aquilo que é possível fazer se diz ‘sim’, aquilo que não é possível, se diz ‘não’. Nós queremos, com o Orçamento Democrático, definir quais são as prioridades e isso nós temos conseguido”, garantiu o governador.
Além da participação da população de Guarabira e de cidades vizinhas, a plenária contou ainda com a presença de secretários de Estado, prefeitos de municípios da região, de representantes de entidades, sindicatos e membros da sociedade civil organizada.