O Brasil deve alcançar, nesta segunda-feira (30), um novo recorde anual na entrada de turistas estrangeiros no país.
Até ontem, o Ministério do Turismo contabilizava a chegada de 6,607 milhões de viajantes internacionais que escolheram destinos brasileiros para negócios ou lazer.
O recorde foi verificado em 2018, quando o fluxo atingiu 6,621 milhões de turistas. A média diária de entradas, em pleno verão, permitirá superar essa marca nas próximas horas.
Com esse avanço, o Brasil se aproxima da meta do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas estrangeiros em 2027.
Para o ministro Celso Sabino, o desempenho confirma a maturidade do setor para atrair visitantes internacionais, com números superiores aos registrados nos anos de Copa do Mundo (2014) e de Olimpíadas (2016) no Brasil.
“É um momento histórico. O governo do presidente Lula demonstra, mais uma vez, que o Brasil está de volta e a pleno vapor”, disse Sabino à CNN.
“Celebramos esse momento e já estamos trabalhando para outro recorde em 2025”, acrescentou o ministro.
Até novembro, os argentinos lideravam o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1,7 milhão de “hermanos” já haviam desembarcado no país até o fim do mês passado.
Os Estados Unidos ocupavam a segunda posição, com 640 mil turistas. Já os vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai haviam mandado 1,331 milhão de visitantes.
Ações
Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe.
A Embratur reforçou sua presença em grandes eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”.
Também foi lançada a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. Trata-se de uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Em 2025, o Brasil se prepara para receber grandes eventos globais, como a COP30, em Belém (PA), e a reunião de cúpula dos Brics, provavelmente no Rio.
Foto: Reprodução Google.