Uma operação conjunta das Forças Armadas desarticulou na última quarta-feira (20) um garimpo ilegal às margens do Rio Uraricoera, em terras Yanomami, em Roraima.
De acordo com o Exército, a ação teve como objetivo desmantelar a infraestrutura de mineração ilícita e proteger as comunidades indígenas.
De acordo com o R7, a operação ocorreu na região de garimpo Majestade e Pé da Cachoeira. “As tropas chegaram até o local com o apoio da aeronave UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil”, informa o Exército em nota.
Ainda de acordo com o Exército, na operação foram inutilizados materiais de mineração como refrigeradores, geradores, motores, placas solares, além de outros equipamentos usados no garimpo ilegal como fogão, frigobar, itens de acampamento e uma embarcação.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Foto: Reprodução Google.