A aeronave KC-30, da FAB (Força Aérea Brasileira), decolou às 13h15 (horário de Brasília) de Beirute, capital do Líbano, com 218 resgatados e cinco pets. Segundo o órgão, está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para Guarulhos, em São Paulo, cuja previsão é às 7h30 de quinta-feira (10).
O primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou no dia 6, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O transporte destas pessoas faz parte da operação Raízes do Cedro, que decolou de Beirute com 229 passageiros e três animais domésticos. Já o segundo voo pousou em solo brasileiro na terça-feira (8), com 227 pessoas e 3 animais e estimação.
No total, incluindo esse terceiro voo que ainda não pousou no Brasil, o governo federal já retirou do Líbano 674 pessoas e 11 animais domésticos. A aeronave levou ao país insumos estratégicos em saúde, composta por 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis. “Transportou, além disso, 7 toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro”, diz a gestão.
Repatriação
Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil, mas a quantidade de viagens será definida conforme a demanda. O governo federal afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar. São cerca de 20 mil pessoas com nacionalidade brasileira vivendo no Líbano, representando a maior comunidade do Brasil no Oriente Médio.
De acordo com o R7, a expectativa do governo é resgatar cerca de 500 pessoas por semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o primeiro grupo e, em discurso, deu boas-vindas aos repatriados. “Possivelmente, temos mais libaneses morando no Brasil do que no Líbano. Somos muito agradecidos porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil e vocês têm muita responsabilidade por aquilo que nós somos. O Brasil é um país generoso. […] Que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio no Líbano”, afirmou.
O presidente destacou que o governo brasileiro pretende trazer todos os brasileiros e parentes que quiserem deixar o Líbano. “Nós não deixaremos enquanto tiver um companheiro, seja brasileiro ou parente de brasileiro, lá no Líbano. A gente vai buscar ele porque nós não deixamos ninguém para trás. Vamos tentar trazer todos os que quiserem vir”, declarou.
Foto: Reprodução Google.