De madrugada e possível de ser visto a olho nu. Assim poderá ser visto o eclipse lunar parcial e a super lua na Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (17), o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, explicou que esses fenômenos podem ocorrer anualmente e em curto espaço de tempo.
“Eles ocorrem muito próximo um do outro devido o alinhamento do plano da lua, do sol e da terra. Esse alinhamento costuma ocorrer duas vezes ao ano. Agora, nem sempre eles são visíveis, o solar quando ocorre é visível em uma faixa e dessa vez será para todo o hemisfério sul”, explicou.
Segundo ele, os fenômenos estão previstos para ocorrer a partir das 11:15 até a meia noite.
De acordo com ele, esses fenômenos ocorrem quando acontece um alinhamento e o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), uma vez que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico. O que acontece nesses fenômenos é que o astro poderá parecer até 14% maior e 30% mais brilhante.
Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, que acaba sendo “bloqueada” de receber a luz do Sol por conta da sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase cheia.
Para acompanhar o eclipse lunar não é necessário nenhum instrumento específico ou cuidado especial. Confira a previsão no horário de Brasília:
• Início do eclipse penumbral às 21:41:07
• Início do eclipse parcial às 23:12:58
• Máximo do eclipse parcial às 23:44:18
• Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38
• Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27
Foto: Reprodução Google.