Uma operação de combate ao desmatamento na Mata Atlântica foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (16) na Paraíba e outros 16 estados do país.
Como observou o ClickPB, no estado a ação está sendo desenvolvida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e órgãos ambientais, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Batalhão de Polícia Ambiental.
Até o momento não há detalhes sobre o número de fiscalizações realizadas nem os locais.
“Este ano, a força-tarefa é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abranpa). As vistorias prosseguem até 27 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas desmatadas e as infrações identificadas”, informou o órgão em nota.
Os estados onde estão ocorrendo em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Desmatamento
Segundo o MPPB, Dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica – cuja última atualização é de maio deste ano – mostram uma perda de 14.697 hectares (equivalente a 14 mil campos de futebol) de florestas nativas no período de 2022-2023. O número representa uma redução de 27% em relação ao período anterior e confirma uma tendência de queda na taxa de desmatamento no bioma nos últimos anos.
Foto: Tânia Rêgo.