A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início na manhã desta segunda-feira (6) as atividades da 11ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem) voltada para professores, gestores e especialistas das escolas e de Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino da Capital. A abertura oficial acontece à tarde, a partir de 13h45, no Teatro Pedra do Reino.
“A Jofem representa o ponta pé inicial de todas as formações deste ano de 2023. É um momento de escuta onde temos a oportunidade de ouvir os nossos servidores da Rede por função, por atividades nas unidades de ensino. Tudo é muito preparado com muito cuidado e muito zelo. Eu fico muito alegre em não só ver essas salas de aulas cheias, mas de ver o brilho nos olhos de cada uma, não só dos participantes, mas dos funcionários da Secretaria que fazem com que momento como este possa acontecer”, disse a secretária de Educação, América Castro.
Auxiliares de sala dos CMEIs e cuidadores dos estudantes da Educação Especial participam de minicursos durante o turno da manhã desta segunda-feira (6), na Escola Municipal Leonel Brizola e no auditório do Centro Universitário Unipê.
O tema do minicurso voltado para as auxiliares foi ‘O papel das auxiliares de sala no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças da Educação Infantil no âmbito dos CMEIs’, ministrado pela equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Sedec.
“Essa formação é extremamente importante porque compartilhamos com as colegas as nossas vivências nos CMEIs. Aprendemos muito com as professoras ministrantes e evoluímos com tudo isso. É muito gratificante porque nos faz alto avaliar como profissionais que trabalham com crianças. O centro de tudo isso é pelas crianças. Eu louvo a Deus por essa atitude dos profissionais da Secretaria de Educação e do prefeito Cícero Lucena por nos disponibilizarem uma manhã tão agradável de aprendizado e de compartilhamento de experiências”, disse a auxiliar do CMEI João Leite Gambarra Neto, Juliana Carla Silva Carvalho.
Os cuidadores participaram da palestra ‘Cuidar e educar: ações complementares e indissociáveis para e na inclusão’, ministrada pela equipe da Divisão de Educação Especial da Sedec.
“As auxiliares de sala de aula e as berçaristas passam muito tempo com as crianças cuidando e educando. Então, a gente precisa qualificar esse cuidar e esse educar. Por isso, precisamos tanto desses encontros para dialogarmos e elas poderem entender quem é essa criança que elas trabalham”, explicou a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
Foto: Cristian Machado.