Os pacientes com problemas cardíacos no Alto Sertão terão à disposição, em breve, serviços de hemodinâmica no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, e não mais precisarão ser transferidos para Campina Grande quando sofrerem um infarto e precisarem de cateterismo, colocar stent e realizar angioplastia. A unidade, que é referência para mais de 60 municípios da região, também vai ganhar mais 12 leitos de UTI Covid e ainda receberá um novo tomógrafo de 64 canais que foi adquirido pelo Governo do Estado.
Essas novidades foram anunciadas nesta segunda-feira (14), pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, durante visita à unidade. O Hospital já tem um tomógrafo de 24 canais que funciona no Centro de Imagem da unidade e já dispõe de 32 leitos de UTI Covid. “Nós estamos aqui, por solicitação do governador João Azevêdo, para avaliar um espaço onde implantaremos um novo serviço de hemodinâmica no Complexo e com isso acabaremos com a necessidade de o paciente ter que ser encaminhado para Campina Grande ou João Pessoa. Ao dotar a unidade de condições de realizar esses serviços, os pacientes que tiverem um infarto terão assistência necessária aqui mesmo, em Patos”, disse Geraldo Medeiros.
O secretário anunciou ainda a implantação de mais 12 leitos de UTI Covid, destacando que, atualmente, a unidade já dispõe de 32 leitos. “Lembro que no início da pandemia, em março do ano passado, tínhamos apenas seis leitos e agora dispomos de 32 e teremos mais 12 muito em breve”, reiterou o secretário, lembrando que os leitos que atualmente são direcionados aos pacientes Covid serão destinados a outros atendimentos quando passar a pandemia.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que acompanhou o secretário, junto com o diretor Administrativo, Levi Firmino, durante a visita dele na unidade, enalteceu a importância deste novo serviço, da aquisição de um novo tomógrafo e da ampliação de leitos de UTI. “São notícias que nos enchem de alegria, pois se trata de ampliação e melhoria de nossos serviços e quem sai ganhando é a população que assistimos. Tudo isso só reforça o compromisso e a atenção do Governo do Estado com a saúde dos paraibanos”, destaca Francisco, lembrando que a expansão da rede de gases para instalação dos novos leitos de UTI já está sendo feita.
Foto: Reprodução Google.