Resgatar os alunos da rede municipal para a sala de aula e proporcionar a continuidade nos estudos por meio do ensino remoto, além do acompanhamento dos profissionais da área educacional, combatendo assim a evasão escolar. Esta é a missão do projeto ‘Busca Ativa Escolar’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa (Sedec).
A primeira etapa da Busca Ativa consiste no levantamento e mapeamento das crianças e adolescentes que perderam vínculo com a escola. Ao mesmo tempo em que se dá esse primeiro passo, os profissionais também planejam e executam ações para trazer esses alunos de volta ao ambiente escolar e evitar a evasão.
Já na segunda etapa, os profissionais da Sedec irão em busca dos alunos que as escolas não conseguiram localizar no primeiro momento, seja por telefone e ou outros meios. A Busca Ativa Escolar envolve todos os profissionais das unidades de ensino, indo do porteiro até a direção.
“É importantíssimo que os meios de comunicação possam também chegar até essas famílias para que elas entrem em contato com a escola. Precisamos saber a localização desse aluno. Queremos trazer cada um de volta para a sala de aula”, reforça Alcilene Andrade, diretora do Departamento de Programas Especiais.
Plataforma – A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
A ação é promovida pela Sedec em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o tema ‘Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos’.
Foto: Gustavo Pellizzon.