Na noite dessa terça-feira (23), a emoção tomou conta das enfermarias e corredores do Hospital Geral de Mamanguape. Isso porque a paciente Solange Candeia, 55 anos, pode voltar para casa, depois de passar três dias internada na enfermaria da unidade de saúde, após ter contraído a Covid-19. Esta foi a primeira alta registrada no setor que, recentemente, passou a integrar o plano estadual de contingência para o novo coronavírus.
Já na UTI do complexo hospitalar, três pacientes com Covid-19 receberam alta nos últimos dias. “No quarto dia após receber o primeiro paciente positivado em nossa UTI, tivemos a alegria de acompanhar a primeira alta do setor. E, depois desta, já registramos a alta de mais dois pacientes que, após melhora geral do quadro clínico, receberam alta da UTI e seguem se recuperando em uma das enfermarias para que, muito em breve, estejam em casa, assim como dona Solange”, disse Daniel Gonçalves, diretor-geral da unidade de saúde.
Há uma semana, foram ativados no HGM dez leitos de UTI, 20 de enfermaria e três de decisão clínica, que são leitos intermediários, em que o paciente recebe todo o suporte necessário enquanto aguarda a liberação de um leito definitivo, seja ele de UTI ou enfermaria. A maternidade da unidade de saúde segue funcionando normalmente, bem como o setor de Urgência e Emergência.
Foto: Reprodução Google.