Um homem numa cadeira de rodas ameaçou explodir uma agência do INSS em São Caetano do Sul (SP) caso não recebesse seus supostos benefícios atrasados. Com acessórios semelhantes a dinamites, ele acabou se rendendo após negociação com policiais militares e um repórter de jornal local. De acordo com a Polícia Civil, o autor foi identificado como um técnico em refrigeração de 52 anos. Após o caso ser registrado como “exercício arbitrário das próprias razões” e “apreensão de objeto”, o cadeirante foi conduzido ao Hospital Albert Sabin.
O caso ocorreu por volta do meio-dia desta terça-feira, dia 16, na Avenida Goiás, na Vila Barcelona.
Parte da conversa com o aposentado foi filmada pelo jornalista André Ribeiro, do portal “Viva ABC”. O repórter questiona os motivos do homem para fazer aquelas ameaças etenta mantê-lo calmo, dizendo que os PMs ali presentes iriam ajudá-lo.
O cadeirante diz que sua aposentadoria teria sido liberada em 2020 e seu salárito teria sido reduzido pela metade, sem pagamento dos benefícios, que começariam a ser feitos há dois anos.
Sobre a situação do aposentado junto ao INSS, a assessoria de imprensa da instiuição informou que o direito ao benefício por Incapacidade Permanente foi concedido em 18 de fevereiro deste ano.
“Ao longo de todo esse período, porém, o segurado não ficou desassistido, pois já vinha recebendo Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença)”, afirmou o INSS.
A corporação afirmou que o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para conter a situação, contando com apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Ao todo, seis simulacros de dinamite, cinco fios e um detector foram apreendidos. Foi solicitada perícia ao Instituto de Criminalística (IC). O caso foi encaminhado para a Delegacia de São Caetano do Sul.
O que diz o INSS
Procurado pelo EXTRA, o INSS disse que “o segurado que invadiu a unidade havia sido impedido de entrar por não ter atendimento agendado”.
“Desde a reabertura das agências, em setembro, o INSS só atende mediante agendamento, a fim de respeitar os protocolos de segurança sanitária. Esse protocolo foi reforçado com a entrada do estado na fase emergencial do Plano São Paulo”, explicou.
Leia o restante do posicionamento da instiuição:
“Diante da ameaça de acionamento de explosivos por parte do segurado, a gerência da unidade chamou a polícia imediatamente, que atendeu prontamente e passou a negociar a rendição do segurado, que ameaçava a vida de servidores e demais segurados que estavam no local.
Sobre o benefício, a Perícia Médica Federal sugeriu a concessão de Aposentadoria por Incapacidade Permanente em janeiro de 2020. O segurado passou por exame pericial, confirmando o direito ao benefício, que foi concedido em 18 de fevereiro de 2021. Ao longo de todo esse período, porém, o segurado não ficou desassistido, pois já vinha recebendo Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença).
Os valores da aposentadoria estão disponíveis para saque no banco desde o dia 26 de fevereiro.
Acrescentamos que os segurados que deixaram de ser atendidos na unidade hoje já tiveram o atendimento reagendado para a próxima sexta-feira (19)”.
Foto: Reprodução Google.