‘Carnaval antirracista’ será tema do Painel Funesc desta terça-feira em parceria com a Semdh

“Carnaval antirracista: Presenças negras, indígenas e ciganas na Paraíba” é o tema do Painel Funesc desta terça-feira (09), com transmissão ao vivo pela TV Funesc no Youtube (/funescpbgov), a partir das 19h. A edição especial é fruto de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh).

O painel terá como mediadores Mariana Uchôa (ativista, historiadora e membro da Funesc) e José Roberto da Silva (gerente executivo de Equidade Racial da Semdh, mestre em educação e ativista negro). Já os convidados serão Maria Jane Soares (cigana Calon); Luciene Tavares (quilombola); Juscelino Tabajara (indígena Tabajara); Jéssica Marins (antropóloga e produtora cultural); e Jadiele Berto (agente de direitos humanos do Centro João Balula).

A ação, que faz parte da campanha ‘Por uma Paraíba Antirracista’, da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, visa trazer reflexão acerca da presença dessas populações na Paraíba, chamar atenção para o uso de fantasias que tentam retratar esses povos, além de enaltecer a contribuição do carnaval musical e suas manifestações na tradição carnavalesca do nosso estado.

Maria Jane Soares – Cigana da etnia Calon, pedagoga, fundadora e representante da Associação Comunitária dos Povos Ciganos de Condado Paraíba (Ascocic), Conselheira estadual do Cepir-PB (Conselho Estadual de Políticas da Igualdade Racial da Paraíba) , Coepir-CE (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará), Conselheira nacional no CNPIR (Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e CNPCT (Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais).

Luciene Tavares – Professora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e mestranda no Curso de Formação em Professores pela UEPB- Universidade Estadual da Paraíba; quilombola da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos-Alagoa Grande/PB; pesquisadora das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola; coordenadora do Grupo de Dança afro “Cor da Terra”; coordenadora adjunta da OMNC – Organização de Mulheres Negras de Caiana.

Juscelino Tabajara – Artesão indígena, agricultor, pescador, graduado em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba e ativista do movimento indígena Tabajara do Litoral Sul da Paraíba.

Jessyca Marins – Cientista social e mestre em Antropologia Social, ambas pela UFPB. Pesquisadora vinculada ao Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (Observacult). Desenvolve pesquisas no campo do patrimônio cultural, cultura popular, performances e festas populares, com ênfase no carnaval e Tribos Indígenas do carnaval da Paraíba. Atualmente atua como coordenadora de pesquisa do Inventário Cultural do município de Conde/PB.

Jadiele Berto – Bacharel em Geografia, ativista no Movimento de Mulheres Negras, Agente de Direitos Humanos do Centro de Referência de Igualdade Racial – João Balula/Semdh.

Serviço:
Painel Funesc ‘Carnaval Antirracista’
Data: 09/02, às 19h
Mediação: Mariana Uchôa e José Roberto da Silva
Convidados: Maria Jane Soares, Luciene Tavares, Juscelino Tabajara, Jessyca Marins e Jadiele Berto.
Transmissão ao vivo pela TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Foto: Reprodução Google.