O Procon-JP está sob nova gestão. A convite do prefeito Cícero Lucena (Progressistas), o advogado Rougger Guerra assumiu a pasta, e já projeta um instrumento forte de combate aos abusos, mas também de orientação e diálogo acerca das relações consumeristas na capital, através de um órgão mais próximo do consumidor.
O secretário já definiu a linha de trabalho do novo Procon, que deve ganhar um caráter de agilidade com uma linguagem mais “leve” e “informal” e que chegue às pessoas de forma mais presente e efetiva.
“Nosso grande desafio é levar o Procon às famílias mais carentes, aquelas que não têm acesso à informação, que não têm acesso às normas consumeristas”, disse.
Rougger espera um ano de muito trabalho, com ideias e projetos já engatilhados e prontos para serem postos em prática por sua equipe para dar mais agilidade aos serviços do órgão. Ele também chama atenção para o esforço que tem sido feito para suprir as expectativas da população e acompanhar o ritmo de trabalho do prefeito, que tem percorrido toda cidade e anunciado uma série de ações já nos primeiros dias de gestão.
“A gestão do prefeito Cícero Lucena veio para cuidar do povo de João Pessoa. A ordem é: ações céleres, eficientes, para resultados rápidos e significativos. É muito difícil acompanhar o ritmo de trabalho do prefeito, e as cobranças estão nesse mesmo nível. Para conseguirmos dar conta precisamos de um ritmo acelerado, frenético e de muito trabalho”, ressaltou.
A propósito do funcionamento pleno da pasta, o gestor garantiu a manutenção de todos os serviços do Procon, apesar do início de um novo governo. Ele assegurou que todas as medidas concernentes à transição foram tomadas e que o processo transcorreu de maneira tranquila, de modo que a população não sofrerá nenhum prejuízo e que todos os canais de interação estão abertos para o atendimento ao público.
“Os serviços do Procon estão totalmente normalizados, a transição foi feita de forma adequada, nós estamos com uma expectativa muito boa de resultados já neste primeiro mês de gestão, e o consumidor que desejar fazer a sua reclamação deve entrar em contato com o Procon através do telefone 0800 083 2015 ou vir na nossa sede, na Avenida Dom Pedro I”, pontuou.
O advogado também comentou a respeito das fiscalizações, instrumento importante de defesa dos direitos do consumidor. Ele alertou que seguimentos como o dos postos de combustíveis, que já foi alvo de interpelação do órgão nesta semana, além dos planos de saúde, material escolar, entre outros, terão uma atuação constante do Proncon com o intuito de garantir a aplicação das normas vigentes e evitar as práticas abusivas.
“O trabalho do Procon, propriamente, é evitar, é impedir a prática abusiva do aumento injustificado de preços dos produtos por parte dois fornecedores. Então, tanto no caso dos postos, como no dos planos de saúde, material escolar, esse produtos como quaisquer outros, não podem sofrer uma variação significativa sem algo que justifique-a. Iniciamos uma fiscalização forte e presente em todos os postos da capital afim de atestar que esses postos justifiquem o aumento praticado mostrando que houve motivo para esse aumento, caso contrário sofrerão as penalidades”, assegurou.
Por fim, Rougger Guerra garantiu um trabalho concreto de construção e mediação das relações de consumo na capital, reforçando que a missão do Procon nessa nova fase da sua história será cuidar do consumidor, principalmente, aquele em estado de maior vulnerabilidade diante da falta de conhecimento das leis e dos seus direitos.
“Seguiremos trabalhando arduamente, fortemente, para preservar os direitos do consumidor, principalmente daquele consumidor mais vulnerável. Podem contar com o Procon para cuidar do consumidor de João Pessoa”, finalizou o secretário.
News Paraíba