Hospitalizado na noite de segunda (21), o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio consertava o chuveiro de sua cela no presídio da Papuda quando caiu sobre a pia e fraturou uma vértebra, diz o advogado dele, Ricardo Vasconcellos.

“Foi uma lesão possivelmente permanente que pode impedi-lo de andar”, afirma Vasconcellos, que visitou o cliente no Hospital de Base, em Brasília, onde ele está internado.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, que gere o hospital, afirma que “não pode fornecer informações do quadro de saúde de pacientes internados em suas unidades”.

Vasconcellos diz que, de acordo com relato feito pelo blogueiro, “ele [Eustáquio] ia tomar banho e o chuveiro começou a vazar água. Ele ficou desesperado, [o líquido] começou a inundar a cela, o Oswaldo subiu no vaso sanitário para estancar o vazamento e desequilibrou”.

“Na queda, não sei se foi na pia ou no vaso sanitário, ele bateu a parte de cima da coluna e fraturou a vértebra T5”, segue Vasconcellos, que representa o bolsonarista no inquérito em que o paranaense é investigado pela prática de atos anti-democráticos. “Ele não estava sentindo as pernas. Inclusive, estava algemado. Pedi para tirar.”

Ainda segundo Vasconcellos, Oswaldo “diz que na hora doeu e ele gritou muito. E desmaiou naquela água toda. Aí dois policiais foram auxilia-lo”. Em seguida, o blogueiro foi levado para o hospital. O advogado afirma que nesta terça (22) ele seria levado ao Hospital Universitário para realizar exames de ressonância para verificar a extensão do ferimento.

Vasconcellos afirma que foi o único a ter contato com Eustáquio, por ser o seu advogado. A mulher do bolsonarista, Sandra Pena, ainda não foi autorizada a encontrá-lo, segundo ela própria.

“Ele não foi condenado em nada, não tem nenhum indício contra o meu marido, e ele foi preso de forma arbitrária”, afirma ela. “O Oswaldo está tendo o direito de expressão e de ficar em casa com a família violados, enquanto tem muitos criminosos sendo soltos”, segue Sandra.

Eustáquio foi preso preventivamente na sexta-feira (18) por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos.

Segundo a Folha de S.Paulo, o magistrado afirmou que o blogueiro descumpriu as restrições impostas como parte de sua prisão domiciliar, decretada no dia 17 de novembro deste ano.

Foto: Reprodução Google.