Dentro da programação dos 40 anos de criação, a Fundação Casa de José Américo realiza o III Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória. O evento virtual ocorre nos dias 7, 8 e 9 dezembro, às 9h, com mesas-redondas abertas ao público, transmitidas pelo canal da FCJA, no YouTube. Os interessados em obter certificado já podem providenciar a inscrição por meio do link: www.even3.com.br/iiiseminariositiosmemoria/.
O seminário foi idealizado pelo Memorial da Democracia da Paraíba, vinculado à Gerência de Documentação e Arquivo da FCJA. Neste ano, o evento trata das bibliotecas em Sítios de Memória e conta com a parceria do Projeto Bibliotecas em Memoriais, financiado pela Fundação Alexander Von Humboldt (Alemanha), e do Grupo de Pesquisa Gestão de Acervos e Direitos Humanos (Gadh), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A programação inicia com o debate “Discutindo Sítios de Memória”, no dia 7, com palestra de Ana Paula Brito (FCJA – Memorial da Democracia) e Jennifer Cuty (UFRGS – Arq Urb RJ, do Grupo de Gestão e Acervos e Direitos Humanos). A mediação será da professora Lúcia Guerra, gerente-executiva do Arquivo da FCJA.
Na terça, dia 8, será a palestra “Biblioteca Memoriais”, proferida por Patrícia Oliveira, do Projeto Bibliotecas em Memoriais – Fundação Alexander Bom Humboldt, com mediação de Suelen Andrade (FCJA – Memorial da Democracia).
A mesa-redonda “Pensamento em Rede: com quem devemos somar?” encerra o Seminário, com Marília Bonas (ID Brasil/ ICOM-BR / IFMRH), Lúcia Guerra (Memorial da Democracia/ Rede Brasileira de Pesquisa de Sítios de Memória), Letícia Julião (UFMG/Rede de Museus) e Eugênia Gonzaga (MPF – Grupo de Trabalho Memória e Verdade). A mediação será da professora Lúcia Guerra.
Foto: Reprodução Google.