Odelegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, acompanhou o secretário Jean Nunes, em visita a delegacias, fóruns e locais de votação em diversos municípios paraibanos neste domingo (15) para verificar “in loco” o andamento das eleições para prefeito e vereadores.

Desde o início da manhã, a comitiva da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil percorreu os municípios de Alhandra, Conde, Caaporã, Pitimbu, entre outras cidades, e conversou com Juízes de Comarcas, policiais e eleitores sobre o pleito. O delegado Luciano Soares, da 1ª Superintendência de Polícia Civil em João Pessoa também participou da comitiva.

Para o delegado-geral, essa é uma das formas da Polícia Civil permanecer próxima à população e demonstrar o seu apoio à manifestação popular através do voto. “A Polícia Civil da Paraíba está cumprindo o seu papel de garantir ao cidadão o direito de fazer valer o seu voto nesse processo democrático tão importante para o país”, destacou.

Nas cidades visitadas pela comitiva não houve incidentes e a votação transcorreu com tranquilidade. “É muito gratificante fazer parte desse trabalho na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos. Observamos uma eleição tranquila, com as pessoas se sentindo seguras para votar. Nossas equipes permaneceram de prontidão para qualquer eventualidade, mas tivemos um pleito dentro da normalidade, como deve ser numa democracia”, finalizou o delegado-geral, Isaías Gualberto.

Equipes distribuídas por todo o Estado

Ao todo, a Polícia Civil enviou 180 equipes com delegados, agentes e escrivães para todas as regiões do Estado a fim de cobrir as eleições municipais. Mais de 1.300 policiais civis estão trabalhando nas Eleições 2020 na Paraíba, seja na área operacional, na gestão ou nos Centros de Comando e Controle do TRE.

Até a segunda-feira (16) pela manhã, todas as Delegacias Seccionais estarão de prontidão, bem como as delegacias que fazem parte de suas áreas estarão abertas para atendimento de casos referentes ao processo eleitoral.

A Delegacia-Geral, em João Pessoa, também estará em regime de plantão durante 48 horas como todo o seu efetivo na área de gestão.

Além do efetivo de pessoal distribuído pelas 22 Delegacias Seccionais de Polícia Civil (DSPC) no Estado, a Polícia Civil também está montando uma estrutura com cerca de 400 veículos e todo o apoio logístico para a cobertura das eleições.

O planejamento para a cobertura das eleições prevê que os crimes eleitorais sejam apurados pela Polícia Civil em 210 municípios paraibanos. Os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Cruz do Espírito Santo e Lucena terão os crimes eleitorais apurados pela Polícia Federal.

Foto: Reprodução Google.