Nos últimos anos, o cenário político no Brasil ganhou novos protagonistas, espaços de debate e aquele papo de que “política não se discute” ficou no passado. Por isso, pensando na importância que os eleitores terão na escolha de prefeitos, vices e vereadores, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou as informações dos candidatos na plataforma DivulgaCandContas.
Segundo o msn, no site, os interessados podem pesquisar informações sobre os seus candidatos, a partir de consultas por município , cargo e a situação de cada candidato. Vale destacar a divulgação de todos os dados declarados à Justiça Eleitoral.
Pente fino
Aberto a todos sem exigência de cadastro, o usuário precisa apenas selecionar a federação em que votará ou o estado em que busca informações.
No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.
Ao escolher o candidato, é possível saber dados como número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais.
Meu candidato pode participar ?
A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.
Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.
Por outro lado, na condição de “inapto”, aparecem os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.
Quem financia meu candidato ?
Nas últimas eleições, o financiamento de campanha se tornou um dos pontos mais polêmicos em meio a inúmeras denúncias de corrupção.
Por isso, a plataforma compartilha informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. Nela, o usuário tem acesso às receitas dos postulantes, seja ela provinda por doação ou pelos fornecedores.
Foto: Reprodução Google.