A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é a segunda empresa de saneamento do País e primeira do Nordeste mais bem avaliada no site Reclame Aqui. O levantamento utilizou a avaliação dos clientes referentes às companhias de saneamento nos últimos seis meses deste ano. Na categoria, a Paraíba registrou o percentual de 94,2% de respostas às demandas dos consumidores, ficando atrás apenas da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul).
Baseado nas avaliações dos consumidores, o Reclame Aqui analisa alguns critérios para a formulação da reputação. São eles: Índice de Resposta (que é a porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada); a Média das Avaliações (média aritmética das notas concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido); Índice de Solução (porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizarem, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido; e o Índice de Novos Negócios (porcentagem de consumidores que informaram que voltariam a fazer negócios com a empresa).
Desempenho – Nos últimos seis meses, das 103 reclamações registradas no site, 97 foram respondidas. Neste período, a Cagepa respondeu 94,2% das reclamações e resolveu 78,4% dos problemas postados no Reclame Aqui. Ainda segundo o levantamento, a Cagepa vem, gradativamente, melhorando seu desempenho junto aos clientes que acessam e usam a plataforma. De 2018 para cá, a Cagepa saiu da nota 4.1 para 7.3, alcançando o patamar de empresa confiável no quesito atendimento e resolução de problemas.
O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, explica que, apesar do destaque positivo no site, o desempenho da empresa deve melhorar ainda mais com o aumento dos canais de atendimento disponibilizados para a população. “Somos uma empresa de prestação de serviços e, naturalmente, são demandadas muitas solicitações e dúvidas por parte dos clientes. Ficamos felizes com o nosso avanço no índice de resposta aos usuários, mas não podemos nos acomodar; essa evolução precisa continuar. Além de inserirmos os canais remotos de atendimento da Cagepa nas redes sociais e pela atendente virtual Acqua, estamos migrando cada vez mais nosso suporte às reclamações feitas na internet, agilizando a resolução dos problemas e a resposta aos clientes”, afirmou.
A plataforma – O Reclame Aqui atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas. Mais de 92% dos consumidores usa o site para pesquisar a reputação de uma empresa antes de fazer uma compra ou utilizar um serviço.
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