O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, iniciou a retomada do atendimento ambulatorial na instituição. Devido à suspensão das consultas, ocorrida em março deste ano em função da pandemia de covid-19, o centro de saúde precisa reagendar 30 mil consultas de 22 mil pacientes.
Para isso, foi elaborado um plano de retomada das atividades assistenciais que inclui liberação de cinco linhas telefônicas para atendimento aos usuários. Os próprios pacientes podem entrar em contato com o Hospital Universitário e remarcar sua consulta. Os telefones à disposição da comunidade são: 3206-0606, 3206-0609, 3206-0652, 3206–0656 e 3206-0689. O horário de atendimento para o reagendamento por telefone é das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Segundo o Jornal da Paraíba, a nova dinâmica começou no início de agosto e, por dia, estão sendo atendidos cerca de 200 usuários. O trabalho é coordenado pela Gerência de Atenção à Saúde (GAS), por meio do Serviço de Regulação e Avaliação em Saúde. “Iniciamos há pouco tempo a retomada das nossas atividades ambulatoriais. Essas atividades estão sendo feitas de forma muito organizada, obedecendo a um cronograma, a um regramento e a uma triagem para que o acesso dos pacientes ao hospital ocorra de forma segura, evitando-se aglomerações”, explicou o gerente da GAS, Moisés Diogo de Lima.
O chefe do Serviço de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW ressaltou que a programação de remarcações obedece a uma ordem cronológica. Ou seja, inicialmente, serão remarcados os agendamentos para os pacientes que não realizaram consultas no período de 18 de março a 30 de abril passado. Além de os próprios pacientes poderem ligar para o Hospital Universitário, o Serviço de Regulação continuará fazendo ligações para os usuários com cadastro ativo e regular na instituição.
Foto: Reprodução Google.