O total de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social caiu 56,2% em julho, na Paraíba, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi para 144 mil pessoas, enquanto em maio foi de 329 mil.
Segundo o G1, o IBGE também comparou o número de afastados entre as pessoas com ocupações, que em maio era de 25,4% da população paraibana e em julho é de 11,5%. O trabalho remoto também reduziu, sendo de 150 mil em maio e caindo para 134 mil em julho.
No estado, o nível de ocupação, que indica a proporção de ocupados no total de pessoas em idade de trabalhar, ou seja, acima de 14 anos, foi de 38,7% e permaneceu estável diante do verificado em junho (38,8%), mas reduziu se comparado ao registrado em maio (40,2%).
Além disso, de acordo com a pesquisa do IBGE, cerca de 495 mil pessoas que não estavam ocupadas gostariam de trabalhar no período de referência, mas não procuraram emprego por conta da pandemia ou por falta de oportunidade na localidade.
Foto: Reprodução Google.