Depois de viralizar nas redes ao aparecer quebrando uma obra de Romero Britto na frente do próprio artista, a empresária que acusa o brasileiro de ter maltratado funcionários do seu restaurante finalmente foi identificada. A venezuelana Madeleyne Sánchez contou em vídeo no Instagram que inicialmente não pretendia quebrar a obra, mas ao se deparar com Romero a indignação cresceu e ela acabou lançando a escultura de a de maçã, avaliada em R$ 26 mil, no chão.

Madeleyne, que é dona do “Olé Olé And Tapelia”, restaurante em frente à galeria de Romero, em Miami, disse que no dia em que Romero maltratou seus funcionários, ela encontrou sua equipe arrasada:

“No dia, cheguei entre 11h ou 12h e encontrei meus funcionários chorando, porque a mesa tinha sido feita para esse homem com muita alegria, ele já tinha vindo muitas vezes, mas aquele dia seria especial, porque ele iria com mais gente. Ele veio e ofendeu a todos: “não me olhe na cara, se eu não fizer isso, eles não podem vir, desliga a música, não quero ninguém sentado ao meu redor” e isso é humilhante”.

Madeleyne conta que quando escutou o relato dos funcionários, ficou revoltada.

“Quando eu escutei os relatos, eu disse “não pode ser”. E ainda por cima, ele diu um desconto. Fiquei indignada, porque Tapelia é uma família, não é o dono e os funcionários, trabalhamos em grupo e se fizerem alguma coisa para mim ou para eles, a gente se defende”, disse a empresária ao perfil do Instagram ‘Only in dade’.

O caso que aconteceu em 2017, acabou com a destruição da obra:

“Ele teve aquele dia para autografar as obras, fui na minha casa procurar o presente, que meu marido comprou quatro meses antes, porque eu gostava dele, eu o admirava, eu o amava, com suas obras alegres. Gostei da obra e meu marido me deu a maçã no meu aniversário. Mas depois do que aconeteceu, eu disse que não queria ela mais na minha casa. Fui na loja dele, me apresentei, e não, realmente não achei que fosse quebrar na cara dele, mas fui me indignando aos poucos”.

Segundo o Extra, no fim de semana, depois de toda a repercussão, Madeleyne postou um vídeo na página do seu restaurante, — que passou de 14 mil seguidores para 156 mil depois da polêmica —, em que faz uma homenagem aos seus funcionários e agradeceu ao carinho que tem recebido do público:

“Sentir-se apreciado é uma das necessidades mais importantes das pessoas. Ao compartilhar com alguém o seu apreço e gratidão, eles não se esquecerão de você”.

Romero se manifestou sobre o assunto, contando que o incidente aconteceu há três anos, embora tenha sido postado na rede social TikTok, que só passou a existir este ano.

“O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que, ao quebrar em pedaços, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente, há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro. Através da minha arte, meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo”.

Foto: Reprodução Google.