O Governo da Paraíba, por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias de Comunicação e Turismo e Desenvolvimento Econômico e a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), está dando início nesta segunda-feira (17) a uma campanha de marketing para intensificar a divulgação do Destino Paraíba nos principais mercados emissores de turistas para o Estado. Serão investidos R$ 440 mil, dos quais R$ 40 mil de uma parceria com o Ministério do Turismo.  

A campanha promocional terá o ‘sol e mar’ como um dos principais apelos para atrair os turistas e será desenvolvida até o final do ano, com divulgação em outdoors, vídeos exibidos nas redes sociais – a exemplo do YouTube -, além de exibição de vídeos institucionais em parceria com a CVC, uma das principais operadoras de turismo da América do Sul, e veiculação de mídia programática com inserção de banners.   

Os outdoors terão imagens dos principais roteiros de praias da Paraíba, e serão instalados nas principais avenidas do Recife e Caruaru, em Pernambuco, e  Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. A ação na CVC será por meio de banners no site da operadora, landing page exclusiva no site e cross mídia nacional utilizando as plataformas do Facebook, Instagram, E-mail Marketing, Blog Dicas de Viagem e ainda ações mais regionais. Haverá veiculação de vídeos nas praças São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

O plano de mídia do Destino Paraíba foi apresentado nesta segunda-feira aos representantes do trade turístico paraibano por meio de uma videoconferência. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, destacou a importância da atividade turística para a economia da Paraíba e comemorou os primeiros dados da movimentação de passageiros no Aeroporto de João Pessoa/Castro Pinto, que indicam um crescimento constante desde o mês de junho.  

De acordo com Feliciano, a partir do início da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado centrou todas as ações e recursos para buscar minimizar ao máximo os efeitos da doença, com investimento na área de saúde pública. Segundo ele, naquele momento, todo o Governo optou por priorizar as vidas dos paraibanos e esse trabalho tem surtido resultados bastante positivos, pois o sistema de saúde da Paraíba não sofreu colapso e a curva de casos tem se mantido em queda constante nos últimos dias.  

Para o secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, o investimento do Governo na divulgação do Destino Paraíba precisa ser bem coordenado, com a participação tanto do poder público, como do privado e também das gestões municipais. Na opinião dele, com o enxugamento das verbas públicas em função dos gastos para preservar vidas, é necessário que o dinheiro público seja gasto da melhor forma possível.  

Marialvo Laureano, secretário das Finanças, que fez questão de participar da videoconferência, também destacou que o Governo tem priorizado as atividades turísticas, principalmente nesse momento de retomada do setor. Ele colocou a secretaria à disposição para discutir ações que possam contribuir ainda mais com a aceleração das atividades inerentes ao turismo. “Para o Governo, o turismo é um setor estratégico de geração de emprego e renda e estamos apoiando para que todos caminhem juntos”, observou.  

Além desse plano de mídia, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, enfatizou que desde o começo da pandemia a estatal tem trabalhado incansavelmente no processo de divulgação do Destino Paraíba em todos os canais de comunicação. Esse trabalho foi intensificado nas redes sociais, inclusive, com promoção de capacitações com agentes de viagens. “Não paramos e estamos confirmando a participação em feiras de turismo com estande próprio, seja o evento online ou presencial”, pontuou.  

Ruth Avelino disse que a PBTur já está elaborando uma série de capacitações e programando roteiros para iniciar a realização de famtours com agentes e operadores de turismo, e fampress, convidando jornalistas especializados dos principais veículos do país e influenciadores digitais. “Fechamos uma ação com a operadora Agaxtur direcionada para o consumidor final, com mensagens que serão veiculadas em emissoras de rádio de São Paulo”, disse Avelino.

A PBTur já realizou capacitações/treinamentos online com as operadoras: Operadora New It; Integração Trade – Grupo de mais de mil agências de viagens. A capacitação foi realizada ao vivo para 70 agências e a transmissão foi gravada e disponibilizada no portal do grupo para todas as agências acessarem; Operadora Agaxtur – Treinamento online para 60 agentes de viagens; Operadora CVC – Treinamento online e gravação disponibilizada para toda a base CVC (cerca de 500 agentes); Operadora Abreu – Treinamento online para 50 agentes de viagens; Meeting Brasil – Treinamento com transmissão ao vivo para 12 países da América Latina (cerca de 400 agentes de viagens e operadores) e material gravado e disponibilizado no Canal do youtube da Expan Mais.  

Antes da pandemia, a PBTur havia participado da Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madri), no final de janeiro de 2020, com estande na área da Embratur. O evento recebeu cerca de 250 mil visitantes, tanto público profissional como consumidor final. Em março, a Paraíba participou do Workshop Operadora Masterop, evento fechado da Operadora Masterop para 400 agentes de viagens. E ainda, esteve no Meeting Brasil On-line 2020 – evento internacional realizado on-line com transmissão ao vivo para 12 países da américa latina entre os dias 10 e 13 de agosto.

Participaram da apresentação do plano de mídia do Governo do Estado, os presidentes da ABIH-PB, Manuelia Hardman, e o diretor Rodrigo Pinto; Abav, Breno Mesquita; Abrasel, Artur Lira; Convention Bureau de João Pessoa, Marcus Abrantes; SinTur, Pablo Roberto; a empresária Christiane Teixeira, da Luck João Pessoa; o secretário executivo de Turismo, Gilson Lira; e o gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena.

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