O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) recebeu, desde o início de março deste ano, 671 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas ao tema Covid-19 contra empresas de diversos segmentos econômicos no estado.

Segundo o Portal Correio, o MPT-PB também instaurou 177 inquéritos civis ou investigações para apurar violações trabalhistas, descumprimento de recomendações e normas de segurança, além de outras irregularidades.

De março deste ano até 18 de maio, o órgão expediu 1.452 notificações, ofícios e requisições a empresas, instituições e gestores públicos. Nesse mesmo período, o MPT-PB fez 142 recomendações a empregadores e expediu 889 despachos durante a atuação no enfrentamento a violações trabalhistas na pandemia da Covid-19.

No Brasil

Levantamento divulgado na última segunda-feira (18) mostra que, em todo o país, o MPT recebeu 15.761 denúncias de irregularidades trabalhistas relativas à Covid-19 e instaurou 3.193 inquéritos civis para apurar violações sobre o tema. Além disso, emitiu 8.959 recomendações a empresas e expediu 51 mil notificações, ofícios e requisições. Por meio do trabalho remoto, o MPT já realizou 501 audiências administrativas em todo o Brasil.

Denuncie

O MPT continua à disposição da sociedade para receber denúncias. Para denunciar violações trabalhistas, inclusive relacionadas ao não cumprimento das recomendações feitas pelo MPT a empresas, gestores públicos e órgãos, basta acessar o site da instituição ou baixar o aplicativo ‘MPT Pardal’, disponível para sistemas Android e IOS. O serviço online de denúncias funciona 24 horas.

Serviços online

No site do MPT-PB, há outros serviços, como Peticionamento Eletrônico, Pedido de Mediação, Autenticidade de Documentos, Protocolo Administrativo, entre outros. Para solicitar, acesse este link. A atuação do MPT também pode ser acompanhada nas redes sociais (Facebook: @mptpb e Instagram: @mptparaiba).

Foto: Reprodução Google.