Mesmo com a prorrogação das medidas de isolamento para enfrentamento à Covid-19 para até o fim de maio, o setor de bares e restaurantes de João Pessoa têm se preparado para a retomada das atividades. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP), houve queda de mais de 80% no faturamento do segmento comparando os meses de janeiro a abril deste ano, além de demissões que ultrapassaram os mil casos.
Para enfrentar a crise e voltarem a receber clientes dentro dos salões, o presidente do SEHA-JP, Graco Parente, disse que os empreendimentos passarão por diversas transformações para criar um ambiente seguro para os seus clientes, seguindo protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades em vigilância à saúde. “O cenário é de muita dificuldade para o segmento, mas a gente se reinventa a cada dia. Vamos superar esse momento para, num futuro bem próximo, avançarmos mais”, avalia.
As mudanças incluem a redução da quantidade de mesas e cadeiras para diminuir o número de pessoas dentro dos salões; distanciamento entre mesas e cadeiras com espaçamento de 1 metro entre cadeiras e 1,5 metro entre mesas; treinamento à equipe de colaboradores para reforço nos procedimentos de higiene na cozinha; utilização de equipamentos de proteção individual (máscaras e luvas descartáveis) para colaboradores e disponibilização de pontos de álcool em gel para funcionários e clientes.
As transformações no setor também pedem atenção ao distanciamento de 1 metro entre pessoas nas filas de entrada para o pagamento; uso de cardápio plastificado; oferta de talheres em embalagens individuais e, no caso dos restaurantes por quilo, a disponibilização de álcool em gel à vista para que o cliente possa higienizar as mãos e se servir com segurança.
Já praticando
Segundo o Jornal da Paraíba, os empresários também estão investindo em estratégias de marketing digital e reinventando seus negócios. Alguns estabelecimentos já fizeram incrementações ao cardápio e disponibilizaram novos produtos e serviços por delivery, assim como promoções e vantagens.
No caso do serviço de entregas, o reforço na higienização e o incentivo ao pagamento online já está sendo feito. A tendência é que o delivery seja cada vez mais aprimorado para reduzir o tempo de espera do cliente e entregar os produtos de acordo com a comodidade de cada pessoa.
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