A Feira do Produtor, organizada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), volta a funcionar nesta sexta-feira, dia 24, com algumas restrições, conforme recomendações do Governo do Estado, que segue a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. A feira terá um número reduzido de agricultores expondo seus produtos, começará às 6h e se estenderá até às 9h e será realizada na área externa, em frente da empresa na estrada de Cabedelo.
Suspensa há 30 dias devido ao coronavírus, seu retorno atende recomendação da diretoria da Empaer de que os agricultores e feirantes utilizem máscaras, segundo determina as autoridades governamentais. Na ocasião, será disponibilizado álcool em gel para a higienização. Também está sendo sugerido que os consumidores façam contatos com os agricultores para formular pedido de produtos pelos meios de comunicação que dispõem, como WhatsApp e Facebook.
A feira funciona na área interna da sede da empresa há mais de uma década, foi suspensa há um mês em atendimento às determinações do Governo do Estado de suspensão do expediente presencial nas repartições públicas. A partir desta sexta-feira, excepcionalmente, os feirantes serão atendidos na área externa até a normalidade do período da pandemia.
Em mais de 15 anos, a Feira do Produtor, uma realização conjunta da Empaer e a Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), funciona semanalmente no pátio da empresa, com agricultores familiares dos territórios da Zona da Mata Sul e da Zona da Mata Norte da Paraíba. São comercializados produtos vindos diretamente do campo para o consumidor, permitindo o incentivo e a integração do agricultor na cadeia produtiva, gerando oportunidade de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais paraibanas.
Foto: Reprodução Google.