O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o assessor presidencial Yury Ushakov viajarão para a Arábia Saudita para discussões com autoridades americanas na terça-feira (18) sobre a restauração de “todo o complexo” das relações Rússia-EUA, anunciou o governo russo.
“Espera-se que eles realizem uma reunião com os americanos em Riade na terça-feira, que será dedicada principalmente à restauração de todo o complexo das relações russo-americanas”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres nesta segunda-feira (17).
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, estarão na Arábia Saudita para as negociações, que discutirão a paz na Ucrânia.
Um oficial saudita relatou à CNN que o reino teria um papel de mediação.
Um oficial ucraniano declarou que Kiev não foi informada sobre as negociações, mas Keith Kellogg, o enviado da administração Trump para a Rússia e Ucrânia, discutiu um conjunto de negociações de “dupla via” e estará na Ucrânia esta semana.
No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os ucranianos fariam parte das negociações.
Foto: Gleb Garanitch.